Piracicaba, 12 de novembro de 2018 – Piracicaba esteve presente na última semana no movimento para recomposição do orçamento da União para a Assistência Social para o exercício de 2019. A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social – Coegemas-SP, Eliete Nunes, esteve em Brasília, juntamente a outros gestores da assistência do país, num movimento de sensibilização do Congresso Nacional para a importância da recomposição do orçamento da Assistência Social.

Os gestores percorreram os gabinetes dos deputados e senadores e conseguiram que o relator do orçamento 2019, senador Waldemir Moka e o presidente da Comissão Mista do Orçamento, Mário Negromonte Júnior, firmassem o compromisso de realização de audiência pública com o Ministro do Planejamento, Esteves Colnago Jr, para explicações sobre a forma como foi cunhado os recursos para assistência no orçamento para o ano que vem. A audiência acontece amanhã (13), às 16h, no plenário 2 da Câmara dos Deputados durante a reunião da comissão mista do orçamento.

A proposta que o governo federal apresentou para o exercício de 2019 prevê um corte de 50% no orçamento da assistência, ao colocar os recursos do orçamento da assistência social como despesa condicionada. Se o corte for efetivado haverá diminuição de benefícios e da oferta de serviços socioassistenciais em todo o país.

O movimento de sensibilização, com o slogan O Suas não é favor. É direito, tem realização da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social, Do Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado da Assistência Social (Fonseas), Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e Fórum Nacional dos Usuários do Suas (FNUSUAS).

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076