Sob a coordenação de uma técnica do quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Rosemeire Ap. Jorge, dez (10) pessoas participam até esta sexta-feira (28) da capacitação realizada na cidade de Águas de São Pedro sobre o Cadastro Único/Bolsa Família.

O objetivo da capacitação é repassar as orientações sobre banco de dados do cadastro para os municípios e capacitar o profissional à coleta de dados de famílias de baixa renda auxiliando o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas para esse segmento da população.

O CadÚnico (Cadastro para Programas Sociais) é um instrumento de coleta de dados e informações que identificam famílias de baixa renda no País. Essas informações geralmente são utilizadas pelos governos municipais, estaduais e federal assegurando um diagnóstico socioeconômico preciso das famílias cadastradas.

De acordo com Maria Angélica Guercio, secretária municipal de Desenvolvimento Social, a transformação da metodologia de preenchimento do novo formulário, possibilitará a realização de entrevistas uniformes e a formatação de um banco de dados da realidade social do município.

Após a capacitação, os participantes também poderão atuar como multiplicadores, capacitando outros entrevistadores em seus municípios.