Quatro alunos de escolas estaduais e dois de escola particular da cidade de Piracicaba chegaram à finalíssima da I Olimpíada de Língua Portuguesa, que teve como equipe vencedora uma escola estadual da Zona Leste de São Paulo.
Apesar de não ficar em primeiro lugar, a equipe de Piracicaba, formada por estudantes 1ª e 2ª série de Ensino Médio, atravessou uma eliminatória e seis etapas classificatórias. Foi uma maratona com muitos desafios. Em todas as fases, os alunos respondiam a perguntas sobre a obra de escritores como Fernando Sabino, Cecília Meireles, Cora Coralina, Gil Vicente, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Lima Barreto e José Saramago.
De Piracicaba classificaram-se para a finalíssima os seguintes alunos: Bruna Mosna Vitti, da EE Dr. Samuel de Castro Neves; Suzana Lopes Vieira, da EE José Abílio de Paula; Thiago Cavalcante e Fernando A. Bizarro Neto, do Colégio Seletivo; Daniel Gonçalves Fonseca e Souza, da EE Vicente Luís Grosso; Débora Camargo Teixeira, da EE Prof. Benedito Dutra Teixeira.
A Olimpíada da Língua Portuguesa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Fundação Roberto Marinho, Academia Brasileira de Letras e Academia Paulista de Letras. É dividido em categorias que homenageiam dois ícones de nossa Literatura: Cora Coralina e Cecília Meirelles. Na categoria Cora Coralina, os alunos das primeiras e segundas séries do Ensino Médio competem na modalidade jogos. Os alunos das terceiras séries do Ensino Médio participam na categoria Cecília Meirelles produzindo crônicas sobre temas como Língua e Auto-Estima, Língua e Cidadania.