Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba mobiliza população no Dezembro Vermelho com ações de prevenção e testagem

Programação inclui mutirões, testagem gratuita, distribuição de insumos de prevenção e capacitação profissional para ampliar o diagnóstico precoce do HIV; primeira ação será na trerça-feira, 25/11, no Centro Cívico

Por CCS / Publicado em 19/11/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.

Entre 2015 e 2024, Piracicaba registrou 939 casos de HIV/Aids, segundo dados da Vigilância Epidemiológica. A maioria é de pessoas do sexo masculino, com predominância entre adultos (40 a 59 anos) e adultos jovens (25 a 39 anos).

A imagem mostra um close-up de um teste rápido de HIV sendo realizado. Uma pessoa, usando luvas descartáveis, está coletando uma gota de sangue do dedo de outra pessoa com um conta-gotas. Ao lado, sobre uma toalha de papel branca, estão dois kits de teste rápido, um rotulado "Sifis" e outro "HIV 1.2". Há também uma bola de algodão para estancar o sangue no dedo. Ao fundo, um formulário com algumas anotações e campos para preenchimento pode ser parcialmente visto. O ambiente parece ser clínico ou de saúde.
Ampliar a testagem é uma das metas da campanha

Para ampliar o diagnóstico precoce e fortalecer as estratégias de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, intensifica, entre 24 de novembro e 1º de dezembro, as ações do Dezembro Vermelho e da Campanha Fique Sabendo 2025. As iniciativas reforçam a importância da prevenção, da testagem e do combate ao estigma relacionado ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A primeira ação será realizada no dia 25/11 (terça-feira), das 8h às 15h, no Centro Cívico (programação completa abaixo). A campanha quer levar os testes e informações para públicos que podem não ter contato frequente com unidades de saúde, por isso as ações serão realizadas em locais como o Largo dos Pescadores no período noturno e o Parque Histórico Quilombo Corumbataí.

A imagem mostra um evento de teste rápido de HIV ao ar livre, possivelmente em uma praça ou rua. Duas mulheres, vestindo aventais brancos com o logo "do HIV F este", estão sentadas atrás de uma mesa, realizando testes em pessoas. Uma delas está com luvas e parece estar coletando uma amostra de sangue do dedo de um idoso, que usa um chapéu. A outra mulher, à esquerda, está anotando informações em uma prancheta. Na mesa, há materiais como recipientes para descarte, um frasco com líquido (possivelmente álcool ou antisséptico) e caixas de papelão com suprimentos. Ao fundo, vê-se uma rua com carros, edifícios e algumas árvores, indicando um ambiente urbano. O clima parece ser diurno e nublado. O evento parece ser uma iniciativa de saúde pública para conscientização e testagem do HIV.
Testes gratuitos serão realizados em locais como o Centro Cìvico, a Rua do Porto e o Parque Quilombo Corumbataí

A Campanha Fique Sabendo é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, coordenada pelo Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids (CRT-SP), em parceria com os municípios paulistas, com foco em ampliar o acesso à testagem e incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno.

Segundo Karina Corrêa Contiero, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, a programação de Piracicaba inclui atividades educativas, testagem rápida, oferta de autotestes, distribuição de insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante) e orientações sobre PEP (profilaxia pós-exposição) e PrEP (profilaxia pré-exposição). A estratégia também envolve ações de comunicação para reforçar mensagens de prevenção e enfrentamento ao estigma.

As atividades contam com a participação do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), da Organização da Sociedade Civil Caphiv, do Consultório na Rua, da Atenção Básica e demais parceiros da rede municipal, reafirmando o compromisso de Piracicaba em avançar para a eliminação do HIV como problema de saúde pública.

“É importante destacar que, independentemente da campanha, os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis gratuitamente na rotina de todas as Unidades de Atenção Básica e no Cedic. Os exames são confiáveis, sigilosos e ficam prontos em cerca de 20 minutos”, reforça Karina.

CAPACITAÇÃO – Um dos destaques da programação é a palestra com a médica infectopediatra e coordenadora da Pediatria do CRT DST/Aids-SP, Daniela Vinhas Bertolini, sobre “Prevenção e Diagnóstico do HIV e Transmissão Vertical das ISTs”. O encontro será no dia 26/11, no salão nobre da Fumep, e é destinado a profissionais da rede municipal e maternidades. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXGdImjr9CFzMs0VXtRUiuNXu0uyqz6iKB3XF-Lzia7Wyg5Q/viewform?pli=1

Programação – Campanha Fique Sabendo 2025

25/11 (terça-feira)
Centro Cívico – 8h às 15h
Ação educativa com testagem rápida para HIV e sífilis, autotestes e distribuição de insumos de prevenção

26/11 (quarta-feira)
Fumep – 13h às 16h30 (somente para profissionais inscritos)
Capacitação para médicos, enfermeiros e farmacêuticos sobre “Prevenção e Diagnóstico do HIV e Transmissão Vertical das ISTs”, com a infectopediatra do CRT-SP, Daniela Vinhas Bertolini

28/11 (sexta-feira)
Largo dos Pescadores (Rua do Porto) – 19h às 24h
Ação educativa noturna com testagem rápida, autotestes, oferta de PEP e PrEP e distribuição de insumos de prevenção

29/11 (sábado)
Parque Histórico Quilombo Corumbataí (Rua Adelmo Cavagione, em frente ao Supermercado Pague Menos de Santa Teresinha) – 9h às 16h
Ação educativa com testagem rápida, autotestes e distribuição de insumos de prevenção


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.