A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) iniciou, em novembro, o programa de arborização no município, através do “Piracicaba Mais Verde” que visa melhorar a qualidade de vida, plantando 126 mil mudas, até 2008. Serão plantadas 36 mil na área urbana e 90 mil na área rural.

O projeto possui parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura/Abastecimento. A Sedema realiza o plantio em toda área urbana. A programação inclui 14.400 mudas para as calçadas e 21.600 para as praças, áreas verdes, jardins, escolas municipais, aterros e mata ciliar. Na zona rural, a Sema, através de um convênio com os produtores, faz a entrega das mudas fornecidas pela Sedema, e realiza assistência técnica para o plantio e manutenção das mudas.

Nos bairros, o programa oferece as mudas através do sistema porta a porta. Funcionários do Creap (Centro de Referência em educação ambiental em Piracicaba) cadastram os moradores interessados e orientam sobre o tratamento que a árvore deverá obter. A escolha da muda é feita pelo morador e as espécies oferecidas são grevilha-anã, ipê amarelo-anão, quaresmeira, resedá e pitanguinha.

De acordo com a engenheira agrônoma, Lídia Martins, da Sedema, o objetivo do programa é plantar a muda e fazer com que a mesma se transforme em uma árvore. “A conscientização existe para que a meta seja alcançada e o plantio de árvores se torne rotina na vida das pessoas”.

Segundo a Sedema, desde o início do programa foram distribuídas 9.331 mudas para a zona rural e plantadas 3.363 na área urbana. O mês de janeiro teve um saldo de 574 mudas plantadas só na zona urbana.Os bairros que receberam o plantio foram: Algodoal com 252 mudas, Parque Piracicaba com aproximadamente 254, Parque Orlanda com 68, porém, com a solicitação da população, estão sendo plantadas mais mudas. O campo do Maf e Bosques do Lenheiro já estão recebendo as primeiras mudas, ainda nesta semana.

O projeto de arborização conta com a participação dos moradores dos bairros, aliados a necessidade do plantio na região. As comunidades interessadas devem ser cadastradas junto ao Creap. Já, as pessoas, que tem interesse em adquirir uma árvore deve ligar no “Sistema 156 – Prefeitura e você, agendar para retirar a muda no Viveiro Municipal.

Serviço – Creap, rua Cap. Antonio C. Barbosa, 2233, 6º andar – Centro Cívico – tel.3403-1202.

Viveiro de mudas – rua Carolina S. Martins, 419 – Sta Rita.

156 – Serviço Informação a População (SIP)