Com uma meta de plantio de 126 mil mudas nos próximos três anos, sendo 90 mil na zona rural e 36 mil no período urbano, a Secretaria Municipal de Defesa de Meio Ambiente lançou, na manhã do último sábado (17), no Paraíso da Criança, o programa de arborização “Piracicaba Mais Verde” para produtores rurais.

O lançamento contou com a entrega de certificados de agradecimento a líderes comunitários dos bairros Bosques do Lenheiro e Mário Dedini. Também foram assinados contratos de convênios com produtores rurais. No encerramento, foram plantadas quatro mudas de mogno em um dos gramados do Paraíso da Criança.

O secretário da Sedema, Rogério Vidal, destacou a proposta da Administração de criar um plano de arborização, desenvolvido de forma sistemática, levando-se em consideração as características de cada região (árvores já existentes, espécies já plantadas etc).

Vidal afirma que até o final do ano a Prefeitura deve totalizar o plantio de aproximadamente 2000 mudas, contra 726 cortes – número bem menor do que o praticado em anos anteriores, informa o secretário.

O projeto Piracicaba Mais Verde envolve as secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura/Abastecimento. De acordo com Rogério Vidal, todo o plantio, especialmente na zona urbana, será amparado tecnicamente pela Sedema. Já na zona rural, os próprios produtores efetuarão o plantio, com apoio das duas secretarias. “Nosso objetivo é fazer com que as mudas plantadas cresçam, ou seja, vamos intensificar o trabalho de manutenção do crescimento”, detalhou.

O prefeito Barjas Negri considerou o programa Piracicaba Mais Verde “um passo adiante na questão ambiental”. Para o prefeito, a meta de 126 mil mudas só será alcançada com parcerias envolvendo órgãos ambientais, lideranças comunitárias e sociedade.

O lançamento do programa reuniu os líderes comunitários Rogério Nocera (Bosques do Lenheiro) e Flávio Negri (Vila Industrial), além de representantes da Apta e Condema. Também prestigiaram o evento os vereadores João Manoel dos Santos, André Bandeira e Francisco Edílson dos Santos (Chico da Água); os secretários Mário Miotto (Trânsito e Transportes), Milton Sérgio Bissoli (procurador jurídico), Isaura Francisca Bonatto Mazzutti (Chefe de Gabinete), Vlamir Schiavuzzo (Semae) e Waldemar Gimenez (Agricultura e Abastecimento).