Piracicaba volta a ser destaque nacional pelos seus avanços em Educação. Com uma pontuação de 0,660, a cidade aparece em primeiro lugar no ranking do estudo IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal) da consultoria Macroplan, divulgado na terça-feira (07).
O município repete o feito de 2017, quando também ocupou o topo do ranking nesse quesito com nota 0,645. No índice geral de gestão municipal, a cidade ficou em segundo lugar com uma pontuação de 0,739, atrás de Maringá (PR), que somou 0,748 pontos.
O estudo apresenta uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras em termos populacionais (acima de 273.000 habitantes) que respondem por mais da metade de tudo que é produzido no Brasil. A evolução dos municípios é retratada no Índice que reúne 15 indicadores em quatro áreas: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade.
De acordo com o estudo, em 2007, a cidade ocupava a 21ª posição no ranking IDGM Educação, mas a evolução no setor teve início antes. Em 2004, os investimentos em obras e contratações de professores e servidores começaram a ser intensificados.
Naquele ano, havia 16.679 alunos matriculados na rede municipal de ensino, número que aumentou 109% e chegou em 2018 a 35.556 matriculados. A educação infantil teve aumento ainda mais expressivo. Em 2004, havia 6.031 crianças na rede, número que cresceu 213% e chegou a 18.879 crianças neste ano, sendo que na pré-escola, crianças de 4 e 5 anos, 100% da demanda é atendida.
A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, entende que a liderança no ranking do IDGM é resultado da política educacional proposta pelo prefeito Barjas Negri, que pauta como prioridade a construção, reforma e encampação de escolas para aumentar o número de vagas ofertadas e contratação de professores e demais servidores necessários para esse processo de expansão. “Aliado aos investimentos feitos para aumentar o número de vagas, nós trabalhamos constantemente na qualificação dos nossos professores e funcionários para que as crianças atendidas pela nossa rede tenham uma educação de qualidade”, disse.
Em 2004, o município contava com 39 escolas de educação infantil, número que cresceu 128,2% e chegou neste ano a 89 escolas. O número de unidades de ensino fundamental aumentou 142% e passou de 19, em 2004, para 46 atualmente.
Nº de unidades de ensino fundamental aumentou 142%; passou de 19, em 2004, para 46 atualmente