Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba integrará Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD)

Por Comunicação Social / Publicado em 06/06/2019
Tempo de leitura: 3 minutos.

Piracicaba, 06 de junho de 2019 – Piracicaba integrará o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD). Francisco Nuncio Cerignoni e Letícia Farias Françoso foram eleitos no último dia 30 de maio, presidente e secretária-executiva do Conselho, representando respectivamente a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Piracicaba e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Piracicaba e Região. A eleição da mesa diretora aconteceu durante a posse do Conselho realizada na capital. Ambos foram eleitos para integrar o Conselho em pleito on-line realizado no final do ano. Além de Cerignoni e Letícia, integram a mesa diretora Ulisses Caruso Garavatti, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como vice-presidente e Maria Helena Mozena, da Associação das Pessoas com Deficiência da Estância, como primeira-secretária.

Tanto Cerignoni como Letícia integram também o Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa Com Deficiência – COMDEF.

Cerignoni explica que a participação no Conselho pode auxiliar na luta da vinda da rede Lucy Montoro para Piracicaba. “Em conversa com o Prefeito Barjas Negri, durante a entrega de abaixo-assinado realizado em Piracicaba para criação de Núcleo de Articulação das Políticas Públicas municipais de inclusão da pessoa com deficiência, contei que integraria o conselho e que havia uma articulação para que eu fosse presidente e ele me disse para vir somar nos esforços que a administração vem fazendo para receber um núcleo da rede Lucy Montoro. A reivindicação, que já é antiga, é vista com bons olhos pela atual titular da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, que relata que há boas chances de Piracicaba ser contemplada”.

O Conselho estadual é composto de 30 membros titulares eleitos a cada 2 anos, sendo: 20 representantes da sociedade civil, 10 representantes governamentais, 1 (um) membro do Ministério Público de São Paulo e 1 (um) membro da Defensoria Pública de São Paulo, com seus respectivos suplentes. Dentre suas atribuições estão o desenvolvimento de ações articuladas e intersetoriais voltadas a promoção e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência do Estado de São Paulo, além do acompanhamento, avaliação, fiscalização e proposição de políticas públicas para as pessoas com deficiência. Conforme informado no site do Conselho, ele “atua, ainda, como órgão de controle social autônomo, incentivando, apoiando e orientando a criação de Conselhos Municipais, Núcleos, Fóruns e outros espaços de participação social”.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.