Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba integra Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo

Publicação é material inédito com foco nos viajantes de moto

Por CCS / Publicado em 25/09/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma pessoa segurando um celular com a tela virada para um guia aberto. O celular exibe uma foto e texto referente a Piracicaba, com o título "Piracicaba Rota Rua do Porto". O guia aberto tem a página marcada com o número 72, e contém informações sobre a mesma rota turística em Piracicaba. Abaixo do título "Piracicaba Rota Rua do Porto", há um texto descritivo da rota, listando atrações como gastronomia, feira de artesanato, passeios de barco, pedalinho e trenzinho turístico. Menciona também pontos turísticos como Museu da Água, Engenho Central, Pinacoteca, Elevador Turístico, Aquário Municipal, Parque do Mirante, Parque da Rua do Porto, Casa do Povoador e Casarão do Turismo. Na mesma página, há uma seção de "Eventos" com a lista do Festival Cervejeiro Pira Beer, Festival Gastronômico Comida na Rua e Festa das Nações. As informações de "Endereço" e "Mais Informações" com site e e-mail também são visíveis.
Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo é material inédito com foco nos viajantes de moto

Piracicaba é uma das 57 cidades paulistas que integram o recém-lançado Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo. A publicação é material inédito com foco nos viajantes de moto e foi apresentada ao público na semana passada durante o 2º Congresso Brasileiro de Mototurismo, que aconteceu em Socorro e teve a presença da secretária municipal de Turismo de Piracicaba, Clarissa Quiararia. O guia pode ser consultado em turismo.sp.gov.br/guia-de-mototurismo.

O Guia de Mototurismo do Estado de São Paulo reúne 118 atrativos das cidades paulistas, abrangendo eventos temáticos para motociclistas, mirantes, museus, monumentos, parques, postos de combustíveis e restaurantes. Na página sobre Piracicaba constam informações sobre rota na Rua do Porto, mencionando a diversidade gastronômica, a feira de artesanato, os passeios de barco, pedalinho e trenzinho turístico, o Museu da Água, o Engenho Central, entre outros.

“Integrar este guia é mais uma prova de que Piracicaba é uma cidade que pode, e deve, ser aproveitada por todos os tipos de turistas, incluindo os viajantes de moto. O guia dá ainda mais visibilidade ao município, possibilitando que mais pessoas descubram a nossa cidade e nos visitem. E com mais pessoas nos visitando, podemos ter mais geração de empregos e assim a economia de Piracicaba só tende a crescer. Esse é o poder no Turismo em gerar emprego e renda e desenvolver o município”, falou Clarissa Quiararia.

A mulher está sentada à mesa, examinando um catálogo aberto sob a luz, enquanto segura um smartphone na mão direita. O smartphone exibe uma imagem e texto, possivelmente relacionado a uma atração turística em Piracicaba, nomeadamente a Rua do Porto. As mãos dela estão delicadamente apoiadas no catálogo aberto, onde se pode ver mais fotografia e texto. Ao lado está um folheto com o título "GUIA DE MOTOTURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO". As texturas e cores do ambiente transmitem uma atmosfera tranquila e de estudo.
Secretária de Turismo Clarissa Quiararia mostrando o Guia de Mototurismo

Com apoio da SSP (Secretaria de Segurança Pública), do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), da Confederação Brasileira de Mototurismo e do Congresso Brasileiro de Mototurismo, a publicação resulta do trabalho de um grupo especial criado pela Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo) para atender demandas do segmento, fortalecer ações de promoção e de estruturação do mototurismo no Estado.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.