A Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), articula a participação de Piracicaba na 5ª edição do Dia Mundial da Limpeza, ação global que busca o engajamento comunitário visando promover a limpeza do planeta. O NEA está cadastrado como líder do programa.
O Dia Mundial da Limpeza, no município, contará com seis ações simultâneas, em diferentes locais (confira abaixo) e qualquer pessoa pode participar. Porém, todos os interessados são estimulados a se cadastrar como voluntários no site g2g.to/puc2; além disso, podem registrar suas ações para que, assim, Piracicaba possa entrar para o relatório das ações realizadas no Brasil.
Os realizadores das ações são Pira no Plogging, Associação dos Moradores do Bairro Santa Rosa Ipês e Palmeiras, Associação Protetora do Bairro Jardim Santa Rosa, Associação de Moradores e Amigos do Bairro Nova Piracicaba e Livress Assessoria Esportiva, Coletivo do Meio Ambiente de mandato do vereador Paulo Camolesi e Grupo dos Escoteiros Piracicaba 165).
“As ações em Piracicaba terão como objetivo principal a sensibilização da população em relação ao descarte incorreto de resíduos, por meio de mutirões de limpeza. As equipes estarão distribuídas em seis locais diferentes, agindo simultaneamente e com vários voluntários ajudando nas atividades. Esse movimento é importante para o município, pois além do seu viés educativo, torna Piracicaba cidade integrante do mapa global do Dia Mundial da Limpeza”, explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA/Sedema.
O MOVIMENTO – O Dia Mundial da Limpeza, liderado pelo movimento Let´s Do It World, une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia. O movimento começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. Na ocasião, 50 mil pessoas se reuniram no movimento naquele dia. Porém, em 2018, oficialmente ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza, nascendo, assim, a ação global. No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza é coordenado pelo Instituto Limpa Brasil.
Além dos mutirões de limpeza, o programa adota o conceito Eu Cuido do Meu Quadrado já em duas edições, com o objetivo de que cada voluntário participe mesmo de dentro da sua própria casa realizando alguma das atividades propostas (limpeza ambiental, digital, solidária e mental). Mais informações podem ser acessadas no site do Limpa Brasil: https://limpabrasil.org/diamundialdalimpeza/.
PROGRAMAÇÃO – Confira os locais de encontro de todas as ações: 1 – Em frente ao ginásio Waldemar Blatkauskas (com realização do Pira no Plogging); 2 – Centro Comunitário Santa Rosa (com realização da Associação dos Moradores do Bairro Santa Rosa Ipês e Palmeiras); 3 – Rua Manoel Lopes Alarcon, em frente à rotatória da entrada do Residencial Jequitibá, 440 (com realização da Associação Protetora do Bairro Jardim Santa Rosa); 4 – Ponte do Morato, na avenida Cruzeiro do Sul (com realização da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Nova Piracicaba e Livress Assessoria Esportiva) 5 – Escola Municipal Rachel de Queiroz (com realização do Coletivo do Meio Ambiente de mandato do vereador Paulo Camolesi) 6 – Casa da Amizade (com realização do Grupo dos Escoteiros Piracicaba 165)