A Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), lança amanhã (31), às 17h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), o passaporte turístico. A idéia é agrupar diversas informações numa mesma publicação e evitar que sejam jogadas pelos turistas.

De acordo com José Pedro Leite da Silva, secretário de Turismo, Piracicaba tem 19 hotéis, dois mil leitos e cerca de 480 mil turistas por anos, sendo que 80% vêm à negócios. “Nosso objetivo é mostrar ao turista de negócios que a cidade tem outros atrativos, dando motivos para que ele volte”, disse.

O passaporte possui 36 páginas contendo 28 pontos turísticos e será personalizado, com informações como a localização da cidade, população, boas vindas, apresentação enfocando a cultura, calendário com eventos oficiais da cidade, mapa de localização dos pontos turísticos, rede hoteleira, telefones úteis etc. O passaporte oferecerá tratamento preferencial em locais conveniados e descontos. O turista poderá carimbar seu passaporte nos pontos turísticos. Com dez carimbos, terá direito a uma lembrança típica da cidade, que pode ser retirada no Casarão do turismo.

Nesta primeira etapa serão distribuídos 100 mil exemplares a um custo de R$40 mil, sendo que a Prefeitura arcará com R$17 mil. Os passaportes poderão ser adquiridos nos hotéis, no momento do credenciamento e em eventos de negócios, como feiras, cursos e palestras.