A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta semana começará a aplicar como 2ª dose a vacina Pfizer em pessoas que receberam a 1ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

Essa aplicação ocorrerá de acordo com a logística das doses por parte da Vigilância Epidemiológica do município e seguirá o agendamento pelo site VacinaPira.

A aplicação da 2ª dose não foi interrompida no município. Para completar o calendário vacinal das pessoas que tomaram a 1ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e estão no período para receber a 2ª dose, o Estado enviou um quantitativo do imunizante Pfizer para essa finalidade.

De acordo com o Governo do Estado, a intercambialidade destas vacinas foi aprovada pelo Comitê Científico do Governo e pelo PEI (Programa Estadual de Imunização), “que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde e orientações do próprio Ministério da Saúde. A decisão também foi aprovada em deliberação bipartite com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems)”, informou o Estado em nota.

O diretor do Centro de Vigilância em Saúde, Moisés Taglietta, lembra que estudos realizados na Dinamarca e Reino Unido e publicados na revista científica Lancet, referência em ciência e saúde, garantem que a intercambialidade entre as vacinas AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e Pfizer é segura. “Não precisa ter receio, pois as duas vacinas funcionam de maneira bastante parecida e vão se complementar”, afirma Taglietta.