A Vigilância Epidemiológica Municipal divulgou na tarde de ontem (26) o número de pessoas vacinadas no município. De acordo com a coordenação, 8.486 pessoas dos grupos de risco (gestantes, doentes crônicos e crianças de 06 meses a 1 ano e 11 meses) e profissionais de saúde receberam a dose contra a Influenza A H1N1.
Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Jaqueline de Carli Arnosti, na segunda etapa da campanha 4.505 pessoas procuraram a vacina na primeira semana. Deste total 1.563 foram identificados como doentes crônicos, 904 gestantes e 2.038 crianças. Jaqueline lembra que a Secretaria deve imunizar cerca de 40 mil pessoas até 02 de abril. A enfermeira lembra ainda que, a partir de agora as gestantes podem receber a vacina em qualquer etapa.
Para o secretário municipal da Saúde Fernando Cárdenas, “o número de 4.505 pessoas imunizadas é representativo para os primeiros dias, muitas pessoas estão apreensivas devido a notícias errôneas divulgadas sobre a vacina”, disse o secretário se referindo a informações enviadas via internet. Cárdenas informou ainda que a vacina é segura e não apresenta nenhum risco para a saúde, “mais de 300 milhões de pessoas já foram vacinadas na Europa e Estados Unidos sem registro de aumento de efeitos adversos”, afirmou.
Profissionais de saúde
Com estimativa do Ministério da Saúde em vacinar aproximadamente 5 mil profissionais de saúde na primeira etapa, a Secretaria Municipal da Saúde, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, imunizou até o momento 3.981 pessoas. De acordo com Jaqueline, a vacinação para os profissionais da saúde continua até a próxima semana. Mais informações pelo telefone 3437-7525 – Vigilância Epidemiológica Municipal.