A Rede Municipal de Educação de Piracicaba garantiu três vagas das 10 finalistas do Prêmio Liga Steam, realizado pela Fundação ArcelorMittal, que teve a participação de 1.400 professores, com os respectivos projetos de suas turmas, vindos de todas as regiões do Brasil. Os vencedores serão conhecidos no dia 21/11, em solenidade no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro.
Dos três projetos, dois são de representantes da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, localizada no Jardim Caxambu. Sob a responsabilidade das professoras Ágatha Battonyai Valeriano, Ana Lydia Costa Gouveia e Aline Juliani de Oliveira e das turmas do 2° ano do Ensino Fundamental da unidade, os projetos tiveram como tema central Lugar de Lixo não é no Chão… Tenha mais Educação!.
A terceira representante de Piracicaba nesta lista de finalistas do Ensino Fundamental é a Escola Municipal Antônia Benedita Eugênio, localizada no Jardim Gilda. O projeto selecionado foi realizado pela turma do 5º ano com o auxílio da professora Karina Trevisan Fernandes Ferraz, denominado Super Arquitetos do Lazer em Defesa da Sustentabilidade.
Com o intúito de executar o projeto, de fato, a equipe da EM. Antonia Benedita Eugênio apresenta maquete final ao prefeito Luciano Almeida.
CAPACITAÇÃO – O Prêmio Liga Steam é um projeto-piloto da Fundação ArcelorMittal, o qual tem o intuito de desenvolver áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, as quais são interligadas em atividades dentro e fora da sala de aula.
A Rede Municipal de Educação de Piracicaba foi privilegiada, tendo em vista que professores e profissionais integrantes do quadro do magistério municipal receberam capacitação e formação sobre o Steam. Ao todo, participam da formação, realizada pela Tríade Educacional e patrocinada pela Fundação ArcelorMittal, 565 servidores vinculados à SME, os quais terão a certificação de 50h.
COLETIVO – Para as professoras Ágatha Battonyai Valeriano, Ana Lydia Costa Gouveia e Aline Juliani de Oliveira, da EM Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, a produção do projeto foi um momento de aprendizagem coletiva dos alunos. “Nós desenvolvemos os projetos com os alunos dos 2° anos sobre o mesmo tema, porém, com abordagens diferentes, o que tornou único cada resultado final e com experiências únicas.”.
As educadoras ainda ressaltam que: “Todos tivemos momentos de aprendizagem coletiva, com pesquisa de campo, troca de informações, além da participação das famílias, mas sempre exaltando a individualidade e as especificidades de cada turma e de cada aluno, tornando as experiências inesquecíveis e nos deixando muito felizes”, finalizam.
Já a professora Karina Trevisan Fernandes Ferraz relata a experiência em desenvolver o projeto junto dos estudantes da EM. Antonia Benedita Eugênio. “Nós trabalhamos com os alunos a revitalização de um espaço, ao lado da escola, que está abandonado, onde projetamos a criação de uma praça de área comum para a comunidade. Tivemos vivências em que os alunos, juntos com os moradores da região, fizeram um levantamento do que seria importante para a revitalização dessa área.”.
A orientadora do projeto da unidade do Jardim Gilda também destaca que tiveram a oportunidade de apresentar o resultado do trabalho ao prefeito de Piracicaba Luciano Almeida, ao secretário de Educação Bruno Roza e para vereadores do município. “Os alunos criaram uma maquete linda, que foi apresentada para vereadores e para o prefeito, para que o projeto seja efetivamente executado. Foi muito gratificante desenvolver este projeto, pois trabalhamos com uma turma de recuperação, que demanda um pouco mais de atenção devido ao déficit de aprendizagem na pandemia, e que esse desenvolvimento mostrou a eles que são capazes de realizar grandes feitos.”, pontua Karina.
A unidade que conquistar a primeira colocação receberá a implementação de um laboratório de tecnologia e inovação no valor de R$340 mil, com a realização de um grande evento recreativo e educativo para estudantes premiados e kits presente para educadores e estudantes da turma premiada, já o 2º e 3º lugar terão R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente, investidos na compra de equipamentos ou benfeitorias de acordo com a escolha da escola.
“Estamos muito contentes com o incrível trabalho realizado dentro e fora das nossas unidades da Rede através do Steam. Além das finalistas, outras tantas escolas se esmeraram em desenvolver os seus trabalhos conforme a formação recebida e patrocinada pela Fundação ArcelorMittal, e que, em nome de todos os nossos servidores capacitados, agradeço pela parceria e oportunidade. Com toda certeza, estamos todos na torcida para que esse 1º lugar seja de uma de nossas unidades finalistas.”, comenta o secretário Bruno Roza.