Piracicaba ganha parque ecológico
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, entrega para a população piracicaba inaugura na sexta-feira (01/08) às 11 horas, o Parque Natural da Cidade, o maior parque urbano no município do Estado de S. Paulo fruto de compensação ambiental. O local – Rodovia 304 Km 169, próximo ao trevo da Rodovia Charqueada X São Pedro.
Rogério Vidal, secretário de Defesa do Meio Ambiente – explicou que a construção está sendo possível através da compensação ambiental, de acordo com a recomendação do Consema – Conselho Meio Ambiente do estado de São Paulo, para concessão do licenciamento ambiental para que a antiga Belgo Mineira pudesse ampliar suas instalações.
Vidal informou ainda que – 1/3 do valor arbitrado na época, foi destinado para Piracicaba. A administração resolveu alocar este recurso para a criação deste parque municipal. O local, uma reserva legal de Piracicaba, na época não existia nada além de grama plantada.
O recurso gerado através de comissão tripartite – Governo do Estado através do Instituto Florestal; Prefeitura Municipal, através da Sedema e uma empresa particular, ArcelorMittal enquanto executavam o projeto, aplicado chegou a R$ 900.000,00.
A primeira fase da construção do Parque Natural da Cidade está sendo implantada de acordo com o plano de manejo elaborado pela empresa Propark Paisagismo e Ambiente Ltda. No final o local terá a paisagem restaurada, com o plantio de 40 mil mudas, o ambiente natural recuperado – o solo, as plantas, os animais e a água.
Até o momento, segundo o secretario do Meio Ambiente, já foram realizados a limpeza da área, cercamento, construção do sistema viário interno, instalação de rede de água em andamento, instalação de energia elétrica concluída. Um prédio que será utilizado nesta primeira fase para uma central de serviços numa já esta concluído. Mas a principal ação é o plantio de 40 mil árvores . Até o momento já foram plantadas cerca de 10 mil mudas.
Para termos uma idéia, continuou Vidal, estima-se que hajam 40 mil árvores plantadas nas calçadas de Piracicaba. “Só no parque serão plantadas 40 mil mudas, então é como se cada habitante, cada morador de piracicaba estivesse ganhando um metro quadrado de área verde.”
O local é privilegiado, segundo o secretario – situado na confluência de três rios: Piracicaba, Corumbataí e Ribeirão das Ondas. Contemplar o Parque Natural da Cidade é fazer um exercício de futuro – imaginar as 40 mil mudas crescendo. “Daqui a 5 anos a paisagem será outra e daqui a 10, 15 anos assim por diante”.
Para a ocupação inicial daquele espaço, a Sedema pretende colocar uma sub-base do pelotão ambiente, para proteger o local para garantir o crescimento das espécies que estão sendo plantadas, realizar atividades de educação ambiental, de modo esporádico primeiramente.
Na segunda fase, a Sedema pretende ter um núcleo fixo de educação ambiental, isso porque a prefeitura pretende continuar investindo recursos no local. Um dos planos é instalar uma base definitiva para educação ambiental aplicando todos os princípios de sustentabilidade em construções naquele local, a começar pelo uso de energia solar.
Quando a área estiver revitalizada, árvores plantadas, recuperação das águas, dos animais e dos peixes o local provavelmente servirá para pesquisa cientifica, segundo técnicos da Sedema. Não só estudantes, alunos de escolas, poderão desfrutar desta imensa área de lazer, mas toda a população de Piracicaba e região. Num futuro não tão distante, as pessoas poderão desfrutar daquela grande área de lazer para fazer caminhadas, trilhas orientadas, lazer contemplativo.
“Vai ser um local muito agradável no futuro para Piracicaba e região, Piracicaba está ganhando um grande espaço, mas que só poderemos dimensionar num futuro próximo, daqui a alguns anos, quando aquelas 40 mil mudas estiverem grandes, poderemos dizer que grande parque nós ganhamos aqui em Piracicaba. Estamos aqui plantando para o futuro. ” finalizou Vidal.
