Piracicaba passa a ser referência nacional em canoagem, com a instalação no Parque da Rua do Porto, da Casa de Barcos. A entrega oficial aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), com a presença do prefeito Barjas Negri, o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello, de membros da Federação Paulista de Canoagem e da Associação Piracicabana de Canoagem.

A entrega atende antiga reivindicação dos esportistas que se dedicam à prática da canoagem. Piracicaba já sediou importantes competições do circuito paulista e brasileiro da modalidade.

Denis Terezani, representante da Federação Paulista de Canoagem e diretor-técnico da Associação Piracicabana de Canoagem, afirmou que a concretização da Casa de Barcos é um marco fundamental para o crescimento e propagação da modalidade. “A canoagem é praticada há 16 anos no município e após dez anos de luta, conseguimos ser contemplados, graças a sensibilidade dessa administração, que está adotando políticas consistentes de apoio a diversas modalidades esportivas”.

Denis ressaltou que com a instalação da Casa de Barcos, os atletas poderão ter um espaço adequado para se desenvolverem tecnicamente e com isso, galgarem melhores posições no ranking paulista e nacional. Lembrou que Piracicaba é modelo, não só pelas acomodações da casa, mas também pela estrutura esportiva que o município oferece para a prática da modalidade.

O secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello, está entusiasmado com a entrega da obra, que segundo ele, significará um ganho importantíssimo em termos de competitividade e praticidade. “Piracicaba não tinha uma casa para armazenar os equipamentos esportivos utilizados na canoagem com qualidade e segurança. Com a nova obra, os canoístas poderão dispor de um espaço físico adequado, além de contar com uma sede própria, em local bem localizado, às margens da Lagoa da Rua do Porto, local de treinamento das equipes da ASPIR e ASCAP, representantes do município em diversas competições, reiterou”.

O prefeito afirmou que na sua administração, todas as modalidades estão tendo espaço, para poderem se aperfeiçoar e lutar por conquistas maiores. Barjas declarou que a Casa de Barcos é uma luta antiga dos praticantes da canoagem no município e a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, não poupou esforços para atender a reivindicação.

Barjas ressaltou que a vinda dos Jogos Regionais para Piracicaba é o primeiro passo para que o município se torne novamente uma potência esportiva e com os investimentos que estamos realizando, principalmente direcionados para o esporte de base, lutaremos em igualdade de condições com as melhores equipes.