Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba fica entre as melhores classificadas no IEGM do TCESP

Por Comunicação Social / Publicado em 28/10/2015
Tempo de leitura: 3 minutos.

Piracicaba alcançou média B+ (muito efetiva) no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCESP). A posição no ranking estadual deste ano pode ser considerada a mais elevada tendo em conta que nenhum município alcançou a média A (altamente efetiva). O IEGM leva em conta índices referentes à educação, saúde, planejamento, fiscal, ambiente, cidade e governo-TI.

Pelo que fica evidente no Relatório de Desempenho Municipal do TCESP, o índice que balanceou a média do Estado de São Paulo para baixo foi o referente ao planejamento, em que a maioria ficou com C (em fase de adequação), inclusive Piracicaba. Porque, dentre outras variáveis, os municípios estão se ajustando para atender ao quesito 'controle interno', um instrumento novo exigido pelo Tribunal, cuja finalidade é dar mais visibilidade pública ao desempenho da administração e com atuação independente.

Para se ter uma ideia, no desempenho geral Piracicaba ficou à frente de cidades com porte igual ou superior ao seu, como Bauru (B), Campinas (C+), Guarulhos (B), Marília (B), Ribeirão Preto (B) e Sorocaba (C). Somente Jundiaí, nesta seleção, ficou no mesmo patamar, com B+. Piracicaba alcançou o grau máximo em saúde (A), Ambiente (A) e Cidade (A). Alcançou B+ nas categorias educação, fiscal e governo-TI. De acordo com o prefeito Gabriel Ferrato, o processo de adequação às novas regras estabelecidas pelo Tribunal está em fase avançada, “o que deve manter a cidade no topo do ranking na próximas avaliações e com nota superior à atual”.

O IEGM foi definido pelo TCESP no início deste ano. Os questionários de avaliação tiveram de ser respondidos até o dia 31 de março. O indicador mede a qualidade dos gastos e investimentos promovidos nos municípios. De acordo com o Secretário-Diretor Geral do TCESP, Sérgio Ciqueir Rossi, “A inclusão dessa nova obrigação decorreu da iniciativa experimental promovida pelo Tribunal, que contou com considerável número de adesões, de modo que a exatidão dos resultados alcançados só será possível com a participação de todas as Prefeituras Jurisdicionadas”.

Para facilitar a compreensão do IEGM, o TCESP editou um manual de orientação com informações sobre os elementos que compõem o indicador e como deve ser feito o preenchimento dos dados. O manual pode ser baixado pelo site do Tribunal. Os prefeitos receberam o Relatório de Desempenho Municipal das cidades que administram. Assim poderão avaliar detalhadamente os pontos fortes da gestão e os pontos que precisam ser aprimorados.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.