Piracicaba encerrou a participação na fase final estadual dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) com seis medalhas. Após o ouro conquistado pelo meio-fundista Cosme Gomes de Souza na prova dos 1.000 metros rasos, a equipe da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) foi ao pódio mais cinco vezes ontem, terça-feira, 12/07, em Pindamonhangaba: foram três bronzes nas modalidades dama masculino, tênis masculino e tênis de mesa masculino; uma medalha de prata no tênis masculino; e o ouro no tênis feminino.

A tenista Maria Conceição, segunda da esquerda para direita, venceu o torneio de simples (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

A competição termina hoje, quarta-feira, 13/07, com as finais do voleibol adaptado. Na classificação geral, a delegação piracicabana, que já concluiu a participação, ocupa atualmente o sexto lugar com 40,5 pontos. De acordo com o último boletim divulgado pela organização do Jomi, a liderança pertence a Sorocaba, com 64 pontos, seguida por Osasco (55), Campinas (54), São José dos Campos (47) e Itatiba (46). O evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo reuniu mais de 3.000 pessoas, entre dirigentes, treinadores e atletas com mais de 60 anos de idade, que representaram o total de 151 municípios.

O maior destaque piracicabano na reta final da competição foi a tenista Maria Conceição Latanze, que venceu o torneio de simples na categoria A com o triunfo por 9×7 sobre Jundiaí na decisão. Na categoria B, a dupla piracicabana formada por Gerson Campos e Jonas Zotelli ficou com o vice-campeonato, após perder a final equilibrada contra Bragança Paulista pelo placar de 8×6. Ainda nas duplas masculinas, mas na classe A, Israel Vitti e Valentin Seghese superaram sem dificuldades o conjunto de Sorocaba por 8×2 e garantiram a medalha de bronze para a Selam.

O piracicabano Marcos Takaki foi medalha de bronze no torneio de tênis de mesa Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

Os outros dois pódios de Piracicaba vieram com Marcos Takaki e Linneu Mendes. O primeiro chegou às semifinais do torneio masculino B de tênis de mesa e ficou com o bronze ao vencer São Bernardo do Campo na decisão do terceiro lugar por 3 sets a 1. Já Mendes encerrou a participação no campeonato de damas com o triunfo por 2×0 sobre Jundiaí, válido pela sexta rodada, e garantiu outra medalha de bronze para a seleção piracicabana da terceira idade. "São resultados expressivos e que devem ser celebrados, diante da dificuldade apresentada pela competição. Nós estamos muito satisfeitos", afirmou o chefe da delegação piracicabana, Clevis Spada.

RESULTADOS – Além das cinco medalhas, Piracicaba também pontuou em mais quatro modalidades no penúltimo dia de competições. Na natação, os melhores resultados obtidos por Tereza Adelia Naked e Josué Massanao Otsuka foram o quinto e o sexto lugares nas provas de 50 metros nado livre feminino B (65 a 69 anos) e 25 metros nado livre masculino D (75 a 79 anos), respectivamente. Areadne Aquemi concluiu a disputa do tênis de mesa feminino A com a sétima posição, enquanto Maria Mieko foi a oitava colocada na categoria B. No xadrez feminino, Cleide Peressin conquistou o oitavo lugar.