Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba está entre as 20 cidades que mais geraram empregos formais no Estado no mês de julho

Município se destaca em ranking estadual no 14º lugar com 498 novas vagas criadas em julho e mais de 3.300 no acumulado do ano

Por CCS / Publicado em 04/09/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem é uma vista aérea de uma cidade, mostrando uma paisagem urbana densa com edifícios de diferentes alturas, incluindo arranha-céus modernos e construções mais baixas com telhados vermelhos. Um rio sinuoso atravessa a paisagem, ladeado por uma extensa área verde com árvores frondosas. Ao fundo, colinas suaves e a expansão urbana se estendem até o horizonte, sob um céu claro e ensolarado. A arquitetura variada e a presença do rio e da vegetação criam um contraste interessante entre o desenvolvimento urbano e a natureza.
Piracicaba ocupa o 14º lugar no Estado de São Paulo em número de vagas de emprego criadas com carteira assinada no mês de julho

Piracicaba ocupa o 14º lugar no Estado de São Paulo em número de vagas de emprego criadas com carteira assinada no mês de julho, e figura entre as 50 cidades com melhor desempenho. Os bons índices alcançados pelo município foi destaque em matéria da Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo, que apresenta a cidade como uma das campeãs na geração de emprego em julho e no acumulado do ano. O material completo pode ser acessado em: https://www.agenciasp.sp.gov.br/veja-as-50-cidades-campeas-de-emprego-em-julho-e-no-ano/.

No acumulado do ano, Piracicaba ocupa a 18ª posição, com 3.360 novos empregos, sendo a construção civil o setor que mais contratou, com 1.478 vagas, seguido pelo comércio (705), agropecuária (611) e serviços (601). Já no período de 12 meses, o município subiu duas colocações e alcançou o 16º lugar, com 3.770 empregos formais gerados, à frente de cidades como Jundiaí, Sorocaba e Campinas.

O prefeito Helinho Zanatta destacou que o resultado é fruto de planejamento e ações estratégicas. “Os dados divulgados pelo Caged representam um motivo de grande orgulho para Piracicaba. Esses resultados não são fruto do acaso, mas sim de um trabalho consistente, responsável e comprometido com o fortalecimento da geração de empregos no município”, afirmou.

Entre as ações que impulsionaram os números estão o fortalecimento das parcerias do município com o setor produtivo, a ampliação dos atendimentos da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, e a realização da 1ª Rota do Trabalho e Empreendedorismo, que reuniu mais de 2.500 pessoas e ofertou 700 vagas no mês passado.

A imagem mostra um evento ao ar livre onde pessoas estão sentadas em mesas cobertas com toalhas pretas, participando de uma atividade. Há quatro mulheres visíveis sentadas à mesa principal. Uma mulher, vestindo um blazer preto e camisa azul clara com um crachá, sorri enquanto olha para baixo, com as mãos juntas sobre a mesa. Ela parece estar interagindo com alguém que está preenchendo um formulário. As outras três mulheres estão sentadas do outro lado da mesa, de costas para a câmera ou viradas de lado. Uma delas tem cabelo loiro preso em um coque e usa óculos. Outra tem cabelo preto preso em um rabo de cavalo e usa um casaco preto brilhante. A terceira mulher, mais à esquerda, tem cabelo preto longo e usa um suéter listrado. Ao fundo, outras pessoas estão em pé ou sentadas em mesas, e há banners e estruturas metálicas visíveis, sugerindo que se trata de um evento de recrutamento, feira de carreiras ou similar. O ambiente é iluminado pelo sol, indicando que é dia.
1ª edição da Rota do Trabalho foi realizada em agosto com oportunidades de emprego em diversas áreas

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro, ressaltou os investimentos em qualificação, que refletem nos bons resultados. “Foram mais de 300 vagas gratuitas em cursos presenciais e online, em parceria com instituições como Senac, Sest/Senat e Acipi. De fevereiro a agosto, encaminhamos mais de 5.800 pessoas para entrevistas, o que demonstra o impacto direto das nossas ações em Piracicaba”, disse.

CENÁRIO ESTADUAL – No Estado de São Paulo, foram criadas mais de 390 mil vagas de emprego formal nos primeiros sete meses de 2025, o equivalente a 2.000 por dia. Apenas em julho, o saldo foi de 43 mil novos postos de trabalho. O Estado responde por 33% do total de vagas abertas no país no mês, consolidando-se como a unidade federativa com maior saldo de empregos no Brasil.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.