Durante a cerimônia de lançamento do Dia do Desafio 2010, realizada no Sesc Pinheiros de São Paulo, os piracicabanos conheceram nesta segunda-feira (3) a cidade que enfrentarão no Dia do Desafio, disputado no próximo dia 26 de maio, das 0h as 21h: Sucre, da Bolívia.

A cidade boliviana, província de Chuquisaca, é considerada por muitos a verdadeira capital do país. Fundada em 1538, Sucre é conhecida por sua riqueza histórico-cultural, sendo declarada Patrimônio Cultural da Humanidade. Lá há diversos museus, igrejas, praças e marcos da história da Bolívia. Entre os principais pontos turísticos estão o Mercado Central, Museu Casa de la Libertad onde foi assinada a primeira ata de independência do país, Museu de História Natural, Catedral Metropolitana e a Igreja de San Francisco que conserva a Campana de la Libertad (Sino da Liberdade).

Dia do DesafioO Dia do Desafio ou Challenge Day tem origem no Canadá, no ano de 1983, pela ParticiAction e atualmente é difundida pelo mundo pela alemã Trim and Fitness International Sport for All Association (Tafisa). No Brasil, desde quando chegou, tem a parceria do Sesc e, a partir de 2000, o mesmo Sesc coordena as atividades em todo o continente americano.

O evento, que visa a integração dos munícipes e das cidades participantes, bem como o estímulo à prática de educação física, reúne para uma disputa saudável, municípios do mesmo porte, que nesse dia buscam mobilizar o maior número de habitantes em quaisquer práticas de atividades físicas (desde atividades rotineiras até os esportes tradicionais, passando por jogos e brincadeiras). Ao final do dia ganha a cidade que obtiver o maior percentual de participação em relação ao número total de habitantes. Quem realizar a atividade por pelo menos 15 minutos, deve comunicar sua participação ao Sesc ou a Prefeitura Municipal.