Hoje e amanhã, 09 e 10/11, Piracicaba é sede da 5ª edição do treinamento do Programa Estadual Chuvas de Verão 2023/2024. Realizado no Barracão 14 do Engenho Central, a atividade está recebendo mais de 140 pessoas de 41 cidades da macrorregião de Campinas; além de Piracicaba, outras sete regiões também estão recebendo o treinamento.
A abertura do evento aconteceu na manhã desta quinta-feira e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, do tenente-coronel PM Rinaldo de Araújo Monteiro, chefe de gabinete da Casa Militar do Estado, que representou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de Sidnei Furtado Fernandes, coordenador regional de Proteção e Defesa Civil de Campinas, do capitão PM Fábio Henrique Giovani, coordenador regional adjunto de Proteção e Defesa Civil de Campinas e Piracicaba, e de Odair de Mello, coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba.
O prefeito Luciano Almeida explicou que o principal objetivo deste treinamento é proporcionar aos agentes e gestores municipais conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres. “É muito importante trabalhar a prevenção e é isso que fazemos aqui. Todas as autoridades e segmentos públicos e privados se conversam antes, durante e depois de cada evento climático para que os danos a população sejam os menores possíveis e os transtornos causados sejam resolvidos de forma rápida. Aqui em nossa cidade essa é uma parceria de muito sucesso”, disse.
Luciano Almeida lembrou da importância do trabalho preventivo para evitar enchentes na cidade que também pode servir de exemplo para outros municípios. “Com o apoio do Estado, fizemos o desassoreamento do ribeirão Piracicamirim que, após a conclusão dos trabalhos não registrou problemas causados por inundações. Partindo disso, pela primeira vez na história da cidade vamos fazer o desassoreamento do rio Piracicaba, ação essa que minimizará os impactos com enchentes na cidade em períodos chuvosos”, completou.
O chefe de gabinete da Casa Militar do Estado, tenente-coronel Rinaldo Monteiro, se mostrou empolgado com a participação no treinamento. “Temos mais de 40 municípios aqui representados por suas equipes e isso mostra o engajamento das administrações públicas em minimizar os impactos dos eventos climáticos futuros. Capacitar esses agentes é fundamental para respostas mais rápidas e efetivas a população já que os eventos estão cada vez mais severos”, disse.
“Cabe destacar e colocar como exemplo o trabalho realizado aqui em Piracicaba onde todos os órgãos e entidades se conversam e atuam em parceria, principalmente na interação com a comunidade. Podemos dizer que este trabalho é efetivo, pois nos últimos temporais que a cidade passou, rapidamente as equipes foram a campo e contornaram a situação”, completou Monteiro.
Odair de Mello, coordenador da Defesa Civil de Piracicaba, reforçou a necessidade da participação dos municípios neste treinamento. “Nós que estamos na ponta precisamos saber agir e coordenar adequadamente as ações para que a normalidade se restabeleça o mais rápido possível e com menor prejuízo possível a população”.
ATIVIDADES – O treinamento realizado em Piracicaba conta com aulas sobre Logística Humanitária ministrada pelo Centro de Estudo e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), as condições meteorológicas para o período de chuvas que se aproxima, apresentada pelos meteorologistas da Climatempo, a Coordenadoria Estadual apresentará o tema Situação de Anormalidade, e contaremos também, com análise de solo e vistoria de campo acompanhada por técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) ou do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Ao término do treinamento, os participantes serão certificados e seus municípios poderão pontuar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Programa Município Verde Azul, cumprir um dos critérios para recebimento do “Kit Operação Chuvas de Verão”, e também, um dos critérios da Ação de Aparelhamento da Defesa Civil Estadual.
Vale ressaltar que os participantes desta oficina são os futuros multiplicadores das ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades, que contribuirão sobremaneira, para a redução de riscos e para a resposta a desastres nesse período de chuvas que está por vir.