A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Curso Aplicado de Banco de Preços em Saúde (BPS) nos dias 30/09 e 01/10, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Bloco 9, Laboratório 8, da Fundação Municipal de Ensino (Fumep). O curso é gratuito e oferecido por meio da parceria entre Município e Ministério da Saúde com o objetivo de compreender a importância de realizar o cadastro das compras neste sistema nacional. A atividade é voltada para servidores da Saúde – da área de compras e/ou responsáveis pelas cotações das Secretaria Municipais – de todas as cidades pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS-X) de Piracicaba. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
As palestrantes do curso oferecido na cidade são Carla de Paula Bernardes, representante do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) do Ministério da Saúde no departamento de Gestão de Custos em Saúde; e Rejane Gabriela Silva, consultora e coordenadora-geral de Economia da Saúde do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento, ambos do Ministério da Saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, o Banco de Preço em Saúde (BPS) é um sistema de registro de informações de compras públicas e privadas de medicamentos e dispositivos médicos que existe desde 1998. Sua principal finalidade é possibilitar o uso de informações de compras públicas e privadas de medicamentos e dispositivos médicos, a fim de subsidiar a compra pública mais eficiente no setor saúde, pelos entes federados e instituições de saúde. Além disso, vale destacar que é o único sistema que permite a comparação de preços pagos e regulados para medicamentos, com base em dados da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
Neste curso, os servidores públicos vão aprender a entender que as informações do cadastro das compras no BPS contribui para a construção de um banco de dados para pesquisa e acompanhamento de preços praticados na aquisição de medicamentos e produtos para saúde em todo o país; compreender que as informações inseridas no sistema BPS melhora o poder de negociação, possibilita a aquisições de medicamentos, produtos de saúde em consonância aos preços praticados no mercado e proporciona uma melhor alocação dos recursos públicos; e que alimentar o sistema BPS com as informações referentes a aquisição de medicamentos e produtos para saúde é benéfica para a saúde da população, bem como importante para o uso racional do dinheiro público investido em Saúde.
SERVIÇO – Curso Aplicado de Banco de Preços em Saúde (BPS). Dias 30/09 e 01/10/24, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Bloco 9, Laboratório 8, da Fundação Municipal de Ensino (Fumep) – Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560, bairro Areão (Restaurante da Fumep estará disponível para os participantes do evento). Exclusivo para servidores da Saúde dos municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS-X) de Piracicaba. Vagas gratuitas e limitadas. Inscrições clique aqui.