A Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão 2022/2023 teve início hoje, 17/11, no Engenho Central, reunindo o número recorde de 98 agentes da Defesa Civil, representando 32 municípios. O evento, organizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, tem o objetivo de proporcionar aos agentes e gestores municipais de proteção e defesa civil conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres. A oficina se encerra amanhã, sexta-feira, 18/11.
Carlos Beltrame disse que Piracicaba sempre estará de portas abertas para sediar eventos desta natureza
O secretário de Governo, Carlos Alberto Beltrame, disse que Piracicaba novamente teve o prazer de sediar esse evento e que o número de participantes inscritos demonstra a seriedade com que a região trata desse assunto. “Nós precisamos das chuvas de verão, mas também precisamos estar preparados para enfrentar as situações de risco que as chuvas neste período podem ocasionar. Piracicaba sempre estará de portas abertas para receber essas oficinas”, destacou Beltrame.
O tenente-coronel Rinaldo Araújo Monteiro, diretor da Defesa Civil do Estado, disse que eventos desta natureza têm fortalecido todo o sistema que agrega agentes e gestores municipais de proteção em defesa civil. “Além de investir em tecnologia, precisamos estar atentos às novas demandas que surgem, por isso na programação deste ano incluímos novos temas que serão abordados durante o treinamento como policiamento ambiental e ocorrências relativas ao período e doenças infecciosas relacionadas ao verão”, frisou Monteiro.
As atividades tiveram início nesta quinta-feira
A programação contará ainda com instrução técnica do Corpo de Bombeiros sobre montagem de gabinete de crise. A Climatempo discorrerá sobre condições meteorológicas, a Defesa Civil do Estado apresentará o tema montagem de abrigos provisórios e os participantes ainda farão uma vistoria de campo, acompanhados por técnicos do Instituto de Pesquisa Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o intuito de identificarem sinais que antecedem deslizamentos de terra em locais de risco.
Valmir Lupe disse que a oficina promove uma reciclagem dos seus conhecimentos
RECICLAGEM – Valmir Lupe, coordenador da Defesa Civil de Américo Brasiliense, revelou que o momento de maior alerta no seu município ocorre com as queimadas na época da estiagem. Mesmo assim, ele está participando das oficinas preparatórias para a operação chuvas de verão, visando promover uma reciclagem dos seus conhecimentos.
Júlio Lourenção Neto, coordenador da Defesa Civil de Brotas, disse que participa com frequência das oficinas promovidas pelo Estado. Acompanhado esse ano pelos companheiros Claiton Pires e Gerson Ribeiro Pessoa, ele elogiou a programação apresentada, dizendo que o conteúdo disponibilizado o tem ajudado a enfrentar situações adversas no seu município.
Ao término do treinamento, todos os participantes receberão um certificado e os municípios poderão celebrar convênios com o Estado e receber um kit com equipamentos para auxiliar nas atividades de Defesa Civil, contendo pluviômetro, lonas e equipamento de proteção individual destinado ao uso durante as ocorrências.
Equipe da Defesa Civil de Brotas também marcou presença no evento
A Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão 2022/2023 conta com representantes dos seguintes municípios: Leme, Limeira, Pirassununga, Capivari Charqueada, Piracicaba, São Pedro, Brotas, Corumbataí, Itirapina, Rio Claro, Santa Gertrudes, Dois córregos, Serrana, Lençóis Paulista, Santa Barbara D'Oeste, Americana Rubinéia, Catanduva, Matão, Várzea Paulista, Américo Brasiliense, São Carlos, Itápolis, Nova Odessa, Mesópolis, Aspásia, Floreal, Nova Granada, Valentim Gentil, Cardoso e Porto Ferreira