Piracicaba e Saltinho decidem remover lixeira
As prefeituras dos municípios de Piracicaba e Saltinho decidiram, de maneira conjunta, remover uma lixeira que estava localizada na divisa entre as cidades, no bairro Mato Alto. O equipamento, que deveria ser utilizado apenas para o descarte de lixo doméstico, havia se tornado um "ponto viciado" de descarte irregular de resíduos sólidos – entulho de construção civil, móveis e outros materiais inservíveis.
Após constantes reclamações da população, nesta quarta-feira (20) a lixeira foi retirada do local e também houve a instalação de uma placa de proibição de descarte.
As medidas foram tomadas em conversas que envolveram gestores dos dois municípios e representantes das empresas responsáveis pela coleta de lixo nas cidades. Participaram dessas reuniões o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Menten, a diretora de Meio Ambiente de Saltinho, Ariella Montebello, o diretor de Obras de Saltinho, Carlos Eduardo Torrezan, e porta-vozes das empresas Piracicaba Ambiental e a Amplitec.

Local virou um ponto viciado de descarte de lixo
As questões ambientais são cada vez mais importantes, tanto nas áreas urbanas como rurais, salienta Menten. "Resíduos sólidos são um grande desafio. A solução envolve entendimento entre municípios próximos e a participação de moradores da região. O respeito ao ambiente contribui para a melhoria da qualidade de vida", afirma o secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba.
Thiago Angelelli, engenheiro ambiental da Sedema, conta que a Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Piracicaba Ambiental, realiza a coleta na região às terças e sextas-feiras. "Mas esse local, infelizmente, tornou-se um ponto viciado de descarte, tanto de lixo como de entulho (passíveis de notificações)", lamenta.

Lixeira foi retirada do local e placa de proibição de descarte foi instalada
