A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na tarde de ontem, quarta-feira, 25/10, em São Paulo, o Prêmio Luiza Matida. O prêmio é promovido pelo governo do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, e concedido para os municípios com mais de 100 mil habitantes que tiveram êxito nas ações de eliminação da transmissão vertical de sífilis e/ou HIV.
No ano de 2023, o município de Piracicaba se destacou nos resultados das ações para eliminar a transmissão vertical do vírus HIV, ou seja, a contaminação passada de mãe para filho, durante a gravidez ou durante o parto.
“A premiação é resultado dos esforços do Programa Municipal e de toda rede de saúde, para garantir o pré natal de qualidade, bem como as ações de prevenção, diagnóstico oportuno, tratamento adequado e acompanhamento dos casos identificados”, ressaltou Karina Corrêa Contiero, coordenadora do Programa municipal de IST/ AIDS e Hepatites Virais.
Em agosto deste ano, Piracicaba também recebeu a visita de equipe do Ministério da Saúde como parte do processo de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical, no qual o município pleiteia o Selo Prata de Boas Práticas para eliminação da transmissão vertical do HIV.
O PRÊMIO – O Prêmio Luiza Matida foi idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, e homenageia a médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014, por seu trabalho durante 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP (CRT), da Secretaria de Estado da Saúde e pela elaboração de políticas públicas e ações que realizou no controle da sífilis, que contribuíram para a redução dos casos no Estado de São Paulo.