A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), ficou em segundo lugar no ranking estadual do programa Município Agro, um dos principais programas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), nesta sexta-feira, 24/11, no Palácio dos Bandeirantes, localizado na capital paulista.

O prefeito Luciano Almeida e a secretária da Sema, Nancy Thame, receberam o prêmio de R$ 300 mil, recurso que deve ser destinado para programas que promovam o desenvolvimento rural sustentável do município. Entre as autoridades presentes estavam o governador Tarcísio Gomes de Freitas e o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

Ao todo, foram 292 cidades participantes no programa Município Agro. O primeiro colocado no ranking foi Joanópolis. O terceiro foi São Bento do Sapucaí.

Esta é a terceira vez que Piracicaba participa deste programa, sendo premiada em 2021 e 2022, somando R$ 55 mil em recursos recebidos, destinados à compra de material para manutenção de estradas e aquisição de peças de reposição para o programa Patrulha Agrícola.

“Um dia muito feliz de reconhecimento de Piracicaba como Município Agro, graças a nossa Sema e aos produtos agrícolas de Piracicaba”, ressaltou o prefeito Luciano.

O governador Tarcísio de Freitas ressaltou o compromisso do governo com o agro e o secretário de Agricultura Estadual, Guilherme Piai, disse que as premiações vão aumentar a cada ano. “O Município Agro é um programa que traz os municípios pra perto e ouve os prefeitos”, afirmou Piai.

A secretária Nancy Thame dedicou o prêmio aos servidores da Sema, aos agricultores e produtores locais de Piracicaba e às instituições parceiras da secretaria. “Estamos felizes, pois esta certificação mostra que avançamos bastante, traz uma maior interlocução com a secretaria estadual de Agricultura e serve para analisarmos os pontos necessários para avanços do setor agropecuário em Piracicaba”

Durante o evento, o Governo do Estado de São Paulo também fez o anúncio da sanção da Lei que torna o Programa Rotas Rurais como endereçamento oficial da área rural de SP.

O PROGRAMA – Criado em 2019, o programa Município Agro tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário, em uma parceria com as prefeituras participantes. Neste ano, o total de recursos entregues aos municípios premiados foi de R$ 5 milhões. O programa tem como base dez diretivas técnicas: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção, Distribuição e Consumo Sustentável; Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas e Interação Campo-Cidade.

Prefeito Luciano e secretária Nancy Thame recebem prêmio de R$ 300 mil do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual Guilherme Piai
Prefeito Luciano Almeida, secretária Nancy Thame e equipe da Sema estiveram em São Paulo para receber o prêmio.