Piracicaba está entre os municípios pré-selecionados para serem contemplados com a implantação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim), coordenado pela Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim). O anúncio foi feito pelo MEC (Ministério da Educação) nesta semana. A Prefeitura de Piracicaba solicitou a inclusão do município no programa por meio de Termo de Adesão e agora atua em conjunto com a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Piracicaba, órgão vinculado ao Estado, para as próximas etapas, que incluem indicação da escola e uma consulta pública.
De acordo com o professor Fábio Negreiros, dirigente da DRE de Piracicaba, nas próximas semanas o Programa será apresentado aos diretores das escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em seguida, ocorrerá a pré-seleção das escolas interessadas em participar da iniciativa para, então, ocorrer a consulta pública, quando o Programa será apresentado à comunidade, que também opinará na implantação deste no município.
“A Prefeitura vai fazer a indicação da escola para posterior assinatura de Acordo de Cooperação Técnica, que está previsto para março de 2022. Como o Programa se destina ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio, estamos atuando junto à DRE de Piracicaba para realizar a implantação”, explica a chefe de Gabinete da Prefeitura de Piracicaba, Daniela Molina.
Segundo a divulgação feita pela MEC, Piracicaba está pré-selecionada para participar do Pecim por meio do modelo de repasse de recursos, no qual o Ministério fará o aporte financeiro, por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas), por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as necessárias adaptações das escolas regulares à implantação do modelo do Programa.