Após seguir firme e forte na disputa para ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, Piracicaba acaba de receber outra boa noticia. A cidade poderá ser também uma das sub-sedes das Olimpíadas de 2016. Nesta segunda-feira (23), o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Pedro Mello, participou de um Seminário de Orientação Para Locais de Treinamento, na Escola Naval, no Rio de Janeiro, que tratou sobre o assunto.

Segundo Pedro Mello, a cidade foi uma das 155 cidades do Brasil – sendo de 22 Estados – pré-selecionadas para receber as delegações durante a competição. “Trata-se da primeira etapa desse processo”.

Foram mais de 350 espaços pré-selecionados e Piracicaba teve incluída nessa lista o Complexo Esportivo Barão de Serra Negra (Estádio, Piscina, Ginásio e Mini-Ginásio), Complexo Esportivo Jardim Prezotto, futuras Centro de Lutas e Artes Marciais, Centro de Treinamento de Canoagem, Centro de Treinamento de Tênis de Mesa, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), SESI e SESC. “Serão 205 confederações olímpicas e 180 paraolímpicas que virão ao Brasil e a chance de Piracicaba receber uma delegação é muito grande”. Segundo ele, a cidade sai mais uma vez na frente e demonstra sua estrutura física compatível com uma competição de alto nível.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Comitê Organizador, as instalações pré-selecionadas de cada município devem assinar um termo de compromisso até o dia 30 deste mês, levantando as informações técnicas necessárias dos espaços. Em setembro, membros do comitê estarão visitando as instalações e o processo deverá se arrastar até o final do ano. “Posteriormente será lançado um livro com todas as informações dos espaços. Desta forma, caberá a cada país (delegação) decidir sobre os mesmos, de acordo com as características de cada modalidade”, informou o secretário de Esportes.

Além de Pedro Mello, estiveram participando do simpósio e representando a delegação piracicabana o diretor da Selam, João Francisco de Godoy (Johnny), Marcelo Mazzei e Rafael Raya do SESI Piracicaba, Clauberto Costa da Unimep e Airton de Oliveira e Marcos Roberto Martins do SESC São Paulo.

O simpósio teve ainda as presenças do presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e o secretario Executivo do Ministério dos Esportes, Waldemar Souza.