Depois de uma disputa acirrada com Santos, Piracicaba foi eleita, neste domingo, como cidade-sede dos Jogos Abertos do Interior de 2008. Com o lema “De braços abertos”, Piracicaba garantiu a vitória somente no segundo turno, com 67 (51,15%) dos 131 votos válidos, enquanto Santos ficou com 64 (48,85%). Ao todo, 151 municípios tinham direito a voto.
Três cidades disputaram a sede da edição 2008 dos JAI´s. Além de Piracicaba e Santos, Araçatuba também apresentou sua plataforma. No primeiro turno, Santos levou a melhor, com 68 votos (50%) dos 136 válidos, seguido de Piracicaba, com 63 (46,32%) e Araçatuba, com apenas 5 (3,68%).
Pela primeira vez na história dos 70 anos dos JAI´s, a escolha da cidade-sede foi feita com voto eletrônico. “Quando eleita em 2004, São Bernardo começou a fazer um trabalho maravilhoso. Hoje, os Jogos Abertos passam por um divisor de águas, antes e depois de São Bernardo. A cidade tem oferecido instalações completas para os JAI´s e está deixando um legado para o município. Isso demonstra a importância do evento no contexto estadual e nacional”, destacou Antônio Carlos Pereira, coordenador de esportes da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado.
As cidades-candidatas apresentaram suas propostas e exibiram vídeos para ressaltar o potencial das mesmas para abrigar os JAI´s. Localizada a 160 km de São Paulo, Piracicaba esteve representada pelo prefeito Barjas Negri. A cidade já sediou os Jogos em 1958 e 1988. No vídeo, depoimentos de Wlamir Marques e Magic Paula, ex-jogadores de basquete, reforçaram a imagem da cidade fundada às margens do Rio Piracicaba.
Negri destacou a tradição da cidade no esporte e terminou sua apresentação da seguinte maneira: “Não temos a água salgada de Santos – fazendo uma alusão ao mar – e nem as águas do Rio Tietê, como Araçatuba, mas podemos oferecer a vocês um bom aguardente”. A declaração arrancou aplausos dos participantes, no Teatro do Cenforpe.
Após a vitória, Negri afirmou que a cidade já vai começar a trabalhar aqui mesmo em São Bernanrdo, colhendo informações da cidade-anfitriã deste ano. “Estou muito emocionado com a vitória. Gostaria de ressaltar a participação de todos os municípios que honraram uma disputa democrática em prol do esporte paulista”, finalizou.
Praia Grande é a sede dos Jogos Abertos do Interior do ano que vem e foi eleita durante os JAI´s de 2005, em Botucatu.
SANTOS LIDERA O RANKING DE CAMPEÃS
Os Jogos Abertos do Interior são disputados há 70 anos e apenas um pequeno grupo de nove cidades teve o gostinho de ficar com o título geral da competição. A cidade que mais venceu os Jogos Abertos foi Santos, que acumula 26 títulos. A segunda posição pertence à Santo André, vitoriosa em 12 edições (em função da Era Pirelli), e a terceira é Campinas, campeã dez vezes. Curiosamente, a cidade mineira de Uberlândia é detentora de três títulos dos Abertos. Isso foi possível porque as primeiras edições dos Jogos permitiam a participação de cidades mineiras.
Veja o ranking das cidades vencedoras dos Jogos Abertos do Interior:
1º) Santos – 26 títulos 2º) Santo André – 12 títulos 3º) Campinas – 10 títulos 4º) São Caetano – 9 títulos 5º) Guarulhos – 6 títulos 6º) Uberlândia* – 3 títulos 7º) São Bernardo do Campo, São José dos Campos e Jundiaí – 1 título cada uma.