Piracicaba foi destaque entre as apresentações de experiências exitosas, durante o Seminário Brasileiro sobre Vigilância Socioassistencial realizado pelo Instituto Cairo, em Curitiba, nos dias 28, 29 e 30/08. O município apresentou a estruturação formal da Vigilância Socioassistencial, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
A experiência foi apresentada pela assistente social e coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Jamyle Martins de Sousa, o sociólogo integrante da coordenação, Thales Olitta Basso e a secretária da Smads, Euclidia Fioravante. Intitulado Observatório Social de Piracicaba: O uso de tecnologias digitais à luz da gestão socioterritorial, a experiência contou com apresentação da plataforma digital, com informações dos dados, diagnósticos e pesquisas da cidade, originados da Smads e outros órgãos e instituições governamentais e não-governamentais.
“O Observatório segue uma tendência nacional, alinhada com os documentos normativos das políticas públicas, que reconhecem a importância do embasamento em informações sistematizadas. Sua relevância é evidenciada pela abrangência dos dados disponibilizados e pela facilidade de acesso em um único local, com uma linguagem acessível. Isso permite à sociedade realizar uma leitura da realidade do município, promovendo a transparência, o exercício da cidadania e o controle social”, disse Jamyle Sousa.
A sistematização dos dados do Observatório Social consiste em apoiar o planejamento de estratégias voltadas à redução das vulnerabilidades sociais, promovendo integração entre as áreas de assistência social, justiça, trabalho, educação, saúde, direitos humanos, segurança, cultura, esporte, lazer e turismo, com informações disponíveis que podem subsidiar as ações de organizações públicas e privadas, auxiliando na definição estratégica de suas políticas e nos processos de tomada de decisão, planejamento e responsabilidade social. Além disso, a plataforma também serve de apoio para pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e oferece à população um panorama detalhado da realidade socioterritorial do município, permitindo a aplicação de políticas públicas que visem a melhoria da qualidade de vida.
O evento contribuiu para o fortalecimento do SUAS a partir da Vigilância Socioassistencial, compreendendo o papel fundamental dessa função da Política de Assistência Social. Na oportunidade foram realizadas palestras sobre o cenário brasileiro da Vigilância Socioassistencial, exposição de experiências exitosas de várias partes do país e oficinas.