Piracicaba foi destaque no Jornal da EPTV 1ª Edição da segunda-feira, 12/02. A conquista do 1º lugar pelo município no Ranking da Universalização do Saneamento, realizado pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) motivou reportagem.
O estudo da Abes avaliou 231 municípios do país com mais de 100 mil habitantes – Piracicaba se destacou dentro do seleto grupo de 14 cidades nos itens abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos. Também foram analisados os números de internações advindas da falta de saneamento.
A equipe entrevistou o morador Antônio Airton Pizzinato, que realiza práticas diárias para economizar água e também o processo de tratamento do líquido na ETA (Estação de Tratamento de Água) Capim Fino. O diretor-executivo da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, também falou sobre a importância do tratamento da água na reportagem.
PREMIAÇÃO – O prefeito Barjas Negri recebeu o prêmio da Abes no último dia 5, em São Paulo, do Simpósio Ranking Abes da Universalização do Saneamento. "A apresentação dos resultados estimula que as prefeituras cobrem seus governantes. Piracicaba ficou muito orgulhosa de estar presente no Ranking e dentro dos indicadores da ABES. Temos o compromisso para investir no saneamento e preservar a saúde da sua população, principalmente a da periferia", afirmou o prefeito durante o simpósio.
Atrás de Piracicaba ficaram as cidades de Araçatuba (SP), Araraquara (SP), Birigui (SP), Curitiba (PR), Franca (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Maringá (PR), Niterói (RJ), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP) e Votorantim (SP). Esse grupo concentra apenas 6% dos municípios que detêm as maiores pontuações no ranking.
Confira a matéria completa no link: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-da-eptv/videos/v/piracicaba-e-a-cidade-brasileira-com-maior-chance-de-ter-100-de-tratamento-de-esgoto/6495566/