A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), foi contemplada com o programa Rotas Rurais, oferecido pela SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), que reúne, na mesma plataforma, todos os endereços digitais da zona rural do Estado e atribui endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos, permitindo rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso.
A entrega do mapa foi feita pelo secretário da SAA, Francisco Maturro, à secretária Nancy Thame, da Sema, ontem, quinta-feira, 27/10, na sede da secretaria estadual em São Paulo. Os cidadãos da zona rural poderão se cadastrar e localizar sua propriedade por meio do aplicativo do programa.
De acordo com a SAA, com a ajuda da tecnologia de geolocalização, o Rotas Rurais permite mais agilidade e acesso a serviços públicos fundamentais, como saúde e segurança, e ainda melhora a logística de entrega e distribuição de produtos na propriedade e empresas da região. O aplicativo também pode auxiliar a Guarda Civil nas rotas de monitoramento.
Os dados das estradas rurais serão inseridos pela Sema e enviados para o Google Maps, por meio de parceria firmada do governo estadual com o Google. O lançamento oficial ao público será feito em um evento em Piracicaba, com data a ser definida pela Sema e SAA.
Além do Rotas Rurais, a reunião ainda teve o objetivo de buscar informações sobre o andamento dos demais programas estaduais que Piracicaba foi contemplada, que devem ser entregues ainda em 2022. Nancy Thame também apresentou os programas da Sema, construídos em sintonia com o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Piracicaba.
“Queremos fazer uma transição tranquila para o próximo governo e ainda temos muito o que entregar até o final deste ano”, afirmou o secretário estadual de agricultura, Francisco Matturro.
CONVÊNIOS – A Prefeitura de Piracicaba já recebeu R$ 30 mil da SAA, destinados à Sema, em dezembro do ano passado, por Piracicaba estar entre os 85 municípios do Estado que mais pontuaram no programa Município Agro, entre 410 cidades inscritas.
O programa Novo Melhor Caminho, da SAA, em que a Sema inscreveu-se no início do ano, fará a manutenção de parte das estradas do Canal Torto (PIR 011W) e do Paredão Vermelho (PIR 290), orçado em R$ 995.260,50. A Secretaria Estadual de Agricultura também enviou uma caminhonete equipada para o trabalho de monitoramento e vigilância da zona rural, depois de a Sema ser contemplada no programa Agro SP + Seguro, além de um caminhão basculante e um caminhão trucado com tanque pipa.
“A atual gestão tem tido uma boa interlocução com o Governo Estadual e estamos trabalhando muito para continuar recebendo recursos e equipamentos fundamentais para os projetos e políticas públicas para a agricultura e infraestrutura rural, fundamentais para o fortalecimento do desenvolvimento econômico do município”, afirma Nancy Thame.
Secretário Estadual entrega mapa do Rotas Rurais para Nancy Thame e equipe da Sema
Reunião ocorreu na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo
Equipes da SAA, da Sema e os secretários de agricultura Franscisco Maturro, do Estado e Nancy Thame, de Piracicaba