Piracicaba é certificada no PMVA pelo 3º ano consecutivo
Pelo terceiro ano consecutivo, Piracicaba foi certificada pelo Programa Município Verde Azul (PMVA), iniciativa do governo paulista que avalia e premia as cidades do Estado em relação à adoção e implementação de políticas públicas sustentáveis. A apresentação dos municípios certificados e qualificados em 2020 foi nesta quinta-feira (17), em evento virtual transmitido a partir da sede do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) – órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) do Estado de São Paulo. De acordo com Iraci Honda, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), a certificação foi “uma vitória muito grande considerando o ano atípico, difícil e de muitas restrições”. “Isso é uma honra para a cidade, para nós do Comdema e a equipe da Sedema”. “O PMVA é um programa bem importante para as cidades, principalmente porque dá um norte para os gestores públicos verem o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado e desenvolvido, em termos de políticas públicas, em relação às questões ambientais”, acrescenta Iraci. Na opinião de Bruno Delarole, interlocutor do município com o Estado, Piracicaba “conseguiu manter a qualidade dos serviços ambientais, apesar do ano de dificuldades”. O PMVA, salienta Delarole, é coordenado pela Sedema mas também envolve ações e o trabalho de outras pastas municipais como Obras (Semob), Agricultura e Abastecimento (Sema), Saúde (SMS), Educação (SME) e do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), além do próprio Comdema. Neste ano, Piracicaba obteve a nota 80,70. “Conquistar nota acima de 80 é sempre uma vitória”, analisa Felipe Dias Pacheco Vieira, suplente de interlocutor, que ainda ressalta que este é o terceiro ano consecutivo que o município obtém a certificação do PMVA. O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otavio Menten, avalia como positiva a participação da cidade no PMVA. “Piracicaba, mais uma vez, foi certificada, ficando entre os 15% dos municípios mais sustentáveis do Estado de São Paulo”, afirma. “A cada participação no PMVA, Piracicaba avança mais, aumentam as ações em defesa do meio ambiente e o envolvimento da sociedade. Esta certificação, a terceira consecutiva do município, é um estímulo para aprimorarmos, cada vez mais, o cuidado e o respeito ao ambiente. Além disso, Piracicaba se qualifica para a captação de recursos externos para o desenvolvimento de projetos ambientais”, diz. O PROGRAMA – O Governo do Estado de São Paulo lançou o PMVA em 2007, com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop). As ações propostas pelo PMVA compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado; e Resíduos Sólidos.

José Otavio Menten, Iraci Honda, Bruno Delarole e Felipe Pacheco acompanharam, na Sedema, a apresentação virtual do PMVA 2020
