Depois da Fatec e ETEC II agora é a vez do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) se instalar em Piracicaba. A assinatura do termo de doação do terreno aconteceu na tarde de hoje (28), no gabinete do prefeito Barjas Negri e reuniu o procurador-geral, Sérgio Bissoli, a secretária do Trabalho e Renda, Ângela Corrêa, além de Garabed Kenchian e Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, diretor-geral e diretor de Relações Públicas do CEFET, respectivamente, e José Carlos Pissócaro, do 2º Cartório de Notas, responsável pela escritura do imóvel

O investimento será de R$ 5 milhões na construção da CEFET. A unidade do CEFET será instalada em terreno de 21 mil metros quadrados, no Pólo Tecnológico, na Rodovia SP-147- Deputado Laércio Corte, no bairro Santa Rosa. As obras devem ter início em agosto deste ano e a previsão de conclusão é fevereiro de 2009. Inicialmente a unidade oferecerá os cursos de automação e informática e posteriormente, automação industrial.

Segundo Garabed Kenchian, diretor-geral do CEFET, serão oferecidas de 120 a 160 vagas, divididas em quatro turmas, provavelmente à tarde e à noite e os cursos serão gratuítos. A definição da data para o vestibular somente será tomada após análise do cronograma de andamento das obras. Destacou que o objetivo é proporcionar oferta de educação profissional em todos os níveis.

Piracicaba é um das 13 municípios do Estado de São Paulo que contam com o CEFET e de acordo com diretor-geral da unidade, fatores como parque tecnológico atraente e por ser pólo sucroalcooleiro, foram decisivos na escolha final. “Estamos felizes por poder oferecer ao município de Piracicaba uma unidade do CEFET, por implementar políticas consistentes de requalificação profissional”.

A secretária Ângela Corrêa ressaltou que a cidade consegue uma grande conquista ao oferecer cursos de ensino superior gratuito. “O CEFET será um diferencial, pois poderá evoluir para nível tecnológico e universitário”, reiterou. O CEFET promove o ensino profissional, ensino técnico, cursos de tecnologia, engenharia industrial e pós-graduação lato-sensu e stricto sensu. O Centro atua ainda na graduação de professores e promove cursos de especialização e aperfeiçoamento e desenvolve pesquisa nas áreas técnica e industrial. Em todo país existem 150 unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica.