A Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) divulga os dados parciais do mapeamento cultural de artistas, agentes culturais, articuladores de cultura, técnicos e demais profissionais do setor que engloba toda a cadeia produtiva cultural da cidade. Os dados referem-se ao inventário do Cadastro Municipal de Cultura realizado no período de 24 de junho a 11 de agosto.
Nessa primeira etapa foram contabilizados 428 cadastros. Desses, 302 pessoas físicas; 99 pessoas jurídicas e 27 organizações informais. Dos cadastrados, cerca de 60% atuam na área cultural há mais de 10 anos.
Os segmentos com maior representatividade foram: música, com 47% dos inscritos; artes cênicas, com 32% e cultura popular, com 22%. Já as áreas do patrimônio material, manifestações culturais com temática LGBT e assistentes culturais tiveram a menor representação, com aproximadamente 3% dos cadastros.
Os artistas inscritos encontram-se nas áreas da cultura popular; grupos étnicos culturais; patrimônio material e imaterial; audiovisual; culturas digitais; gestão cultural; formação cultural; pensamento e memória cultural; artes cênicas; música; artes visuais; literatura; arte urbana; ações transversais de cultura; assistentes culturais; economia criativa; manifestações culturais com temática LGBT; manifestações culturais com temática Cultura Negra e turismo cultural.
Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, o panorama demonstrado até o momento neste cadastro, exemplifica para toda a população, qual o perfil cultural e artístico do município. “As informações coletadas trazem um diagnóstico do cenário atual da classe. Independentemente se as pessoas vão ou não, pleitear o auxílio emergencial, o mapeamento promoverá a valorização e o reconhecimento dos nossos profissionais das artes”.
O mapeamento permitirá o planejamento de medidas e facilidade na contratação dos artistas em atividades culturais. Além disso, poderá contribuir para que recursos emergenciais externos, como a Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc, possam chegar aos artistas e espaços culturais.
Participação Social
Desde o início do mês de junho, a Semactur vem se reunindo com a classe artística piracicabana, abordando assuntos correlatos à Lei Aldir Blanc que prevê a destinação de recursos para auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura. Os encontros resultaram na criação (em processo) de um grupo de trabalho que será responsável por acompanhar, orientar os processos necessários e providências indicadas pela Lei, discutir a distribuição dos recursos que serão regulamentados, dentre outras funções.
O Cadastro
O Cadastro Municipal de Cultura atende à meta 07 do Plano Municipal de Cultura. O objetivo é realizar o cadastro colaborativo gerenciado pela SemacTur para consolidar o Sistema de Informação da Cultura, como instrumento de organização e gestão de informação. “A sistematização dos dados permitirá melhor implementação de políticas públicas por parte da Secretaria e também do Conselho Municipal de Política Cultural – o ComCult, além de contribuir na participação de editais e auxílios externos que venham exigir a inscrição do artista”, explica Camolese.
O preenchimento do cadastro é permanente e deve ser feito pelo site www.semactur.piracicaba.sp.gov.br.