A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai ampliar a vacinação contra gripe (influenza/H1N1) para toda a população com 6 meses de idade ou mais. A dose será disponibilizada a partir da próxima segunda-feira, 12/07, em todas as unidades de saúde no período da manhã, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira (dias úteis), enquanto durarem os estoques da vacina. Para receber a vacina, a pessoa deve levar um documento de identificação com foto. Para vacinar crianças é necessário apresentar ainda a carteirinha de vacinação.
A decisão segue orientação do Governo do Estado de São Paulo, em consonância com o Ministério da Saúde. A ampliação do grupo contemplado na campanha neste ano se dá pela baixa procura pelo imunizante em todo país. Em Piracicaba não foi diferente. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), até 01/07, última passagem de dados, apenas 49,7% dos grupos prioritários com população estimada recebeu a vacina. A meta da campanha é atingir 90% de cobertura vacinal.
Imunizante será disponibilizado para toda população com 6 meses de idade ou mais a partir de 12/07
A campanha de vacinação contra gripe (influenza/H1N1) tem por objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo para a vacinação, assim como prevenir as consequências sobre os serviços de saúde, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
DADOS – De acordo com a VE, Piracicaba aplicou, até 01/07, 61.192 doses da vacina contra gripe, sendo 53.100 nos grupos pertencentes às duas primeiras etapas (únicos que possuem uma população estipulada). Fazem parte das duas primeiras etapas da campanha crianças com mais de 6 meses até menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias); idosos e professores da educação básica das redes pública e particular. A população estimada destes grupos no município é de 118.643 pessoas, sendo 90% 106.776 pessoas.
Nos demais grupos, pertencentes à 3ª etapa da campanha, foram aplicadas 8.092 doses da vacina de 09/06, quando teve início a 3ª etapa, em 01/07. Fazem parte da terceira etapa pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
COVID-19 – A campanha de vacinação contra gripe neste ano coincide com a campanha de vacinação contra a Covid-19. O Ministério da Saúde orienta que a população deve priorizar a vacina contra a Covid-19. O intervalo mínimo entre as duas vacinas deve ser de 14 dias.