Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Piracicaba cria Comitê de Trauma para reduzir mortes no trânsito e otimizar atendimento de emergência

Iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado para fortalecer o atendimento de urgência e emergência

Por CCS / Publicado em 14/02/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
Diversas pessoas em volta de uma mesa particpam de reunião na Santa Casa de Piracicaba. Ao lado direito do homem de paletó e calça cinza clara e com crachá, aparece o vice-prefeito de Piracicaba, Dr. Sergio Pacheco, de óculos e de camisa de manga longa azul e calça preta. Algumas pessoas prestam atenção na pessoa que está falando e outras anoram informações.
Reunião de apresentação da proposta

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, deu um passo importante para a redução de acidentes de trânsito e a melhoria do atendimento de urgência e emergência. Ontem, quinta-feira, 13/02, o médico Samir Lisak, assessor do Gabinete do secretário da Segurança Pública. Guilherme Derrite, e coordenador do Núcleo de Assessoramento e Gestão em Saúde (NAGS-SSP), reuniu-se com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco, além de representantes de diversas instituições, para estruturar o Comitê de Trauma e um grupo de trabalho interinstitucional.

Secretário de Saúde e vice-prefeito Dr. Sergio Pacheco, de camisa longa azul, aparece entre duas pessoas no lado direito da mesa, onde estão quatro homens e duas mulheres.
Reunião durante visita a Santa Casa de Piracicaba

O Comitê tem como principal objetivo unir esforços das áreas de saúde, segurança e atendimento de emergência para salvar vidas e diminuir o impacto dos acidentes no município. “Já é um programa que nós temos desenvolvido a pedido do secretário Guilherme Derrite, junto a alguns municípios, fortalecendo as forças de segurança e sistemas de atendimento às urgências e trauma. O objetivo é tornar Piracicaba uma referência em segurança no trânsito e resposta rápida às emergências. Com planejamento estratégico, investimentos em infraestrutura e capacitação das equipes, queremos reduzir a violência no trânsito e melhorar o atendimento às vítimas”, destacou Samir Lisak.

O vice- prefeito Sérgio Pacheco, de camisa longa azul e calça preta, ao lado de representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública, sorrindo, que está de terno claro e com as mãos colocadas uma em cima da outra.
Dr Samir, assessor da Secretaria de Segurança Publica e o Vice Prefeito Sergio Pacheco

Durante o encontro, foram discutidos os principais desafios enfrentados pelo município na área de trauma e urgência, incluindo o mapeamento das regiões com maior incidência de acidentes, a avaliação dos tipos de traumas mais recorrentes e a análise da infraestrutura de atendimento. A partir desse diagnóstico, serão definidas estratégias para otimizar os atendimentos e reduzir os índices de violência no trânsito.

O vice-prefeito Dr. Sérgio Pacheco de óculos e de camisa longa azul e calça preta, cumprimenta funcionários da Santa Casa. Na imagem aparece cinco homens e uma mulher.
Visita Pronto Atendimento

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco, ressaltou a relevância da iniciativa e os impactos positivos para a população. “A perda de vidas no trânsito é uma realidade inaceitável, e cabe a nós agir com eficiência e determinação. Estamos comprometidos em estruturar um sistema de atendimento de emergência ágil e bem coordenado, com protocolos modernos e equipes altamente treinadas. Com essa iniciativa, daremos um grande passo para promover um trânsito mais seguro e um atendimento de excelência”, afirmou.

Além da reunião, a programação incluiu visitas técnicas a instituições essenciais para a rede de atendimento, como o Hospital Fornecedores de Cana, a Santa Casa de Piracicaba, o Hospital Unimed, o Corpo de Bombeiros, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Estamos na fase inicial do projeto, avaliando a estrutura disponível e identificando os principais desafios. Nosso foco é desenvolver estratégias eficazes para a redução de acidentes e a qualificação do atendimento às vítimas”, explicou a enfermeira Juliana Baldan, responsável pelo Núcleo de Educação em Urgências do SAMU.

Os próximos passos incluem a reestruturação dos protocolos de urgência e emergência, a capacitação das equipes e a implementação de campanhas educativas de prevenção de acidentes. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Piracicaba reafirma seu compromisso com a segurança da população e a melhoria contínua dos serviços de saúde.

Nove pessoas posam para foto a frente de viaturas do Corpo de Bombeiros, sendo sete homens e três mulheres.
Visita à sede do Corpo de Bombeiros de Piraicaba


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.