Hoje, 4/10, é Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), profissional que faz a integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade. Em Piracicaba, 223 agentes trabalham com as famílias cadastradas nas 51 Unidades de Saúde da Família (USF). Até o fim deste ano, a Prefeitura deve contratar, pelo menos, mais 68 ACS, por meio de concurso público. Conforme explica Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem da Atenção Básica (DAB), a data, instituída pela Lei nº 11.585/2.000, homenageia um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. "A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Desta forma, como os ACSs estão em contato mais próximo com a comunidade, eles são uma das principais ferramentas de fortalecimento de vínculo entre Saúde e População", destaca.

As agentes Karen Amanda Fiel Godoy, Claudenice Fonseca Gomes, Rafaela da Silva Franco e Maria Ignez Sanches da Rocha foram homenageadas na USF Jaraguá II

Filemon Silvano, secretário de Saúde, reforçou a importância destes profissionais na rede pública e do concurso público 003/2022 aberto para a contratação de, pelo menos, 68 ACS até o final deste ano. "A Saúde da nossa cidade conta com bons agentes comunitários e precisamos reconhecer este trabalho. Principalmente pelo empenho deles no auge da pandemia da Covid-19 na busca de pacientes e orientações sobre a doença. No concurso que abrimos este ano, os profissionais vão atuar em várias USFs da nossa cidade e serão responsáveis por ampliar ainda mais o atendimento à população", completou.

HOMENAGEM – Na tarde de hoje, a USF Jaraguá II, realizou uma homenagem aos ACSs que atendem a sua região. "O trabalho deles é muito importante e nada mais justo que podermos fazer essa homenagem no dia de hoje", disse a enfermeira Adriana Brandão, responsável pela unidade.