Cerimônia para início das competições aconteceu sábado, 25/11, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas

Prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida e a Secretária da Selam,
Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca – crédito foto: Isabela Borghese

A segunda edição dos Jogos Metropira foi aberta oficialmente na manhã do último sábado, dia 25/11, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas. O evento organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) contou com a participação do Prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, da Secretária de Esportes de Piracicaba, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, e dos secretários municipais de Transportes Internos (Semutri), Reinaldo José Pousa; de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclidia Fioravante, e de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira.

A cerimônia de abertura dos Jogos Metropira 2023 contou, ainda, com a presença dos vereadores de Piracicaba Gustavo Pompeo e Pedro Kawai; do Prefeito de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto; do Secretário de Esportes de Elias Fausto, Anderson Assunção da Silva; da Diretora de Qualidade de Vida do Sesi, Cristiane Raquel Mota dos Santos; além de Adriano Luko, vereador de Elias Fausto, e Luciano Mendes, prefeito do Campus da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Para a secretária da Selam, a Branca, tudo foi pensado para atender a formação desses jovens e valorizar o profissional que os auxilia durante o ano em seus locais de atuação. “A cerimônia de abertura é sempre um momento marcante da competição. Felizmente, as atividades fluíram de maneira harmônica e com sucesso neste primeiro final de semana das competições”, comentou.

Dentro das quadras e da piscina, os Jogos Metropira 2023 seguiram durante o final de semana com competições de damas (masculino e feminino), natação (masculino e feminino), basquetebol masculino, futsal (masculino e feminino), voleibol feminino e vôlei de praia masculino.

No torneio de vôlei feminino, a equipe de vôlei Piracicaba A sagrou-se campeã com o placar de 2 a 1 após emocionante final disputada diante da representação de Rio das Pedras. Na disputa pela medalha de bronze, Piracicaba B venceu São Pedro por 2 a 0, em jogos disputados no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas.

Pela competição do vôlei de areia masculino, o município de Saltinho conquistou o título ao vencer Piracicaba pelo placar de 18 a 4, enquanto São Pedro ficou com a medalha de bronze.

Em piscina do Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, as disputas da natação estiveram acirradas entre as equipes do sub-14 de Piracicaba e de Águas de São Pedro. Ao todo, Piracicaba conquistou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. O município de Águas de São Pedro levou para casa cinco medalhas de ouro, cinco de prata e duas medalhas de bronze.

Na manhã do domingo, dia 26/11, na pista de Skate da Pauliceia houve demonstração da modalidade com a participação de atletas de vários municípios e do Projeto Base Dois Skate Social, desenvolvido em Piracicaba.

PRÓXIMO – No próximo final de semana, dias 2 e 3/12, a segunda edição do Metropira segue com competições envolvendo 12 municípios integrantes da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) para as disputas de atletismo (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino e feminino), basquetebol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), vôlei masculino e vôlei de praia feminino.

PARTICIPANTES – Os Jogos Metropira 2023 contam com a participação de 12 municípios da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). São eles: Águas de São Pedro, Charqueada, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira, Piracicaba, Rios das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

MODALIDADES SUB-14 – As modalidades sub-14 são atletismo, basquetebol, damas, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e a demonstração de skate.