Boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Piracicaba na tarde de ontem (11) confirmou aumento de 53 casos de dengue na cidade, somando um total de 246 no ano. Foram 723 notificações de janeiro a abril e 268 exames negativados. A Vigilância ainda aguarda 205 resultados. Neste ano, o município registrou um caso de dengue hemorrágica. O paciente está em casa e passa bem.

De acordo com o coordenador do Plano Municipal de Controle da Dengue (PMCD), André Rossetto, é normal o aumento repentino no número de casos confirmados nesta época, pois os exames foram colhidos no início de abril, período em que houve grande incidência de chuva alternada com tempo quente. Rossetto afirmou ainda que até o final do mês de maio este número pode aumentar. "O importante é que todos esses casos já passaram por atendimento médico e que as regiões em que tivemos suspeitas da doença já foram asseguradas por bloqueio mecânico e químico”, explicou.

O secretário da Saúde, Fernando Cárdenas, já vinha dando o alerta de que poderia haver um número maior de casos de dengue este ano em relação aos dois últimos anos. Por esse motivo, as ações de combate à doença são realizadas desde novembro de 2009. Desde o início dos trabalhos o secretário acreditava que o pico do número de casos confirmados seria entre os meses de abril e maio. “A situação está sob controle no município, ainda mais se compararmos com outras cidades menores da região que têm números muito maiores. Esses pacientes já foram acolhidos pela rede e a maioria já está em casa”, afirmou Cárdenas.

Desde o dia 31 de março, a Unidade de Pronto Atendimento Vila Rezende tornou-se referência para atendimento de casos suspeitos de síndrome gripal e dengue. Após os pacientes com suspeita de dengue serem atendidos na unidade (onde colhem hemograma, ficam em observação e passam por hidratação), é feito o monitoramento telefônico em que é possível saber a evolução do quadro até o resultado do exame.

Dengue no país

Dados do Ministério da Saúde divulgados na segunda-feira (10) mostram que do dia 1º de janeiro até o dia 3 de abril foram registrados 447.769 casos em todo o país. Esse número representa um aumento de 79,85% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram notificados 248.970 casos.

Em São Paulo, também houve aumento no número de casos em relação ao ano passado. O Estado passou de 6,5 casos para cada 100 mil habitantes para 152,6 casos em cada 100 mil habitantes. O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes). Em Piracicaba a incidência é baixa: 64,73 casos/100 mil habitantes.