O dia da Aviação de Caça, comemorado no próximo sábado (dia 22), ganhará evento especial no Aeroporto Pedro Morganti, em Piracicaba, durante o final de semana, com início às 9 horas e término ao por do sol. Segundo os organizadores, o objetivo é homenagear os pilotos de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) e despertar a vocação aeronáutica nos jovens.
As pessoas que forem até o Aeroporto terão a oportunidade de acompanhar apresentações de aeronaves caças tipo AMX – A1, pára-quedismo, aeromodelismo, vôos panorâmicos, além de exposição de materiais e aeronaves militares.
De acordo com os organizadores, Piracicaba foi escolhida para receber este evento por ser conhecida nacionalmente nos meios da aviação e esportes radicais, além de oportunizar aos visitantes a pratica de pára-quedismo, balonismo, vôos com paraglider, ultraleve, entre outros.
Este evento tem o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo, e foi idealizado por seus organizados e Membros Honorários da Força Aérea Brasileira Pousa Neto, Fernando Pavan, Pedro Secamile e Marcelo Kraide.
Dia da Aviação de Caça
22 de abril é marcado na Força Aérea como Dia da Aviação de Caça, pois em 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça, combatendo na Itália durante a 2ª Guerra Mundial, fez 44 surtidas em 11 missões, considerado o maior número realizado pela unidade em um único dia.
Na ocasião, os aliados empreendiam a Ofensiva da Primavera, empurrando os alemães para o norte da Itália. As sucessivas levas de P-47, que decolaram durante o dia, resultaram na destruição de inúmeros alvos nazistas, entre eles pontes, trincheiras, construções e veículos. Em contrapartida um dos pilotos brasileiros foi abatido pela artilharia anti-aérea e saltou de pára-quedas, tendo sido feito prisioneiro logo em seguida.