A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou hoje a aplicação da 4ª dose (segunda dose adicional) da vacina contra a Covid-19 nas pessoas com mais de 80 anos. O intervalo entre a primeira dose adicional (3ª dose) e a segunda (4ª dose) deve ser de quatro meses ou 122 dias. Piracicaba tem 5.132 idosos com mais de 80 anos que já podem receber esta dose da vacina.
Joanna Brancalhão Broggio, 90 anos, ao saber sobre a aplicação da 4ª dose contra a Covid-19, foi logo fazendo o agendamento e, hoje, terça-feira, foi a primeira a receber o imunizante na UBS Caxambu. "Agradeço muito a vacina e toda equipe aqui da unidade que cuida bem da gente. Se não fosse isso, poderia ter sido pior. Não me contaminei, não tive problemas com a vacina e recomendo que todos tomem. Além disso, reforço que, apesar de não ser mais obrigatório, usem máscara", alertou.
Joanna Brancalhão Broggio, 90 anos, tomou a 4ª dose da vacina contra a Covid-19
Para o aposentado Lauro Liborio Stipp, 81 anos, ficar com a vacina em dia é garantir menor problema caso venha a ficar doente. "A gente se cuida sempre, mas não sabemos direito onde a doença está. Então é melhor se cuidar, principalmente, recebendo a vacina", completou.
Lauro Liborio Stipp, 81 anos, recebeu a vacina na UBS Caxambu
Hilda dos Santos Reis, 89 anos, esteve na UBS Caxambu para receber sua vacina ao lado da cuidadora Gisele Polli. "Com a ajuda dela (Gisele) eu pude fazer o agendamento e vir aqui tomar a vacina que é uma importante proteção. Sigo usando máscara quando saio na rua ou vou a qualquer outro lugar, mas lá em casa não tenho mais usado. É um sinal que, em breve, venceremos a luta contra a Covid-19", afirmou.
Hilda dos Santos Reis, 89 anos, recebendo a 4ª dose da vacina contra a Covid-19
Juraci Alves Arruda, 80 anos, conhecida como dona Juraci, fez tudo sozinha. "Fiz o agendamento e hoje estou aqui para tomar minha vacina. Eu sempre me cuidei e falo para todos de casa também se cuidarem. Lá em casa todos estão vacinados e, graças a Deus, ninguém pegou a Covid-19", disse.
Juraci Alves de Arruda, 80 anos, afirma que todos devem tomar a vacina
A segunda dose de reforço para idosos com 80 anos ou mais foi anunciada pelo Governo do Estado na semana passada, por recomendação do Comitê Científico da Covid no Estado. O Comitê levou em consideração o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021. VACINAPIRA – A vacinação de outros grupos também continua em Piracicaba. Há vagas no VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/) para agendamento da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses. Podem agendar a 1ª dose crianças de cinco a 11 anos e pessoas com 18 anos ou mais. Para a 2ª dose há vagas para as pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina Coronavac/Butantan até 21/02; da Astrazeneca até 24/01; da Pfizer (pessoas com 18 anos ou mais) até 28/02; Pfizer (adolescentes de 12 a 17 anos) até 24/01 e da Pfizer (crianças de cinco a 11 anos) até 24/01. Há vaga para dose adicional das pessoas que tomaram a vacina de dose única Janssen até 19/01; para 3ª dose de pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses; e 4ª dose para idosos com 80 anos ou mais que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses.
Lauro de Aguiar Cassieri, 84 anos, recebe a 4ª dose na UBS Caxambu