O prefeito Luciano Almeida recebeu o reitor da Universidade de Campinas (Unicamp), Antônio José de Almeida Meirelles, e comitiva, na tarde de ontem, segunda-feira, 05/02, para uma reunião que tratou da possibilidade de instalação da Faculdade de Medicina no campus da FOP (Faculdade de Odontologia) em Piracicaba. Também participaram de encontro Marcelo Pinto de Carvalho, assessor de gestão em projetos de saúde e politicas públicas da Secretaria Municipal de Saúde, que representou o secretário Augusto Muzilli Júnior.
O tema vem sendo debatido entre Prefeitura, Unicamp e Governo do Estado de São Paulo desde março de 2023, quando o prefeito Luciano Almeida levou o assunto para discussão e o reitor informou que a atual Administração da Unicamp tem a disposição de analisar a criação de novas vagas na graduação e considerou a área de saúde em Piracicaba uma forte candidata para esta expansão.
Conforme lembrou Luciano Almeida, o encontro em Piracicaba nesta semana fortalece a intenção da Unicamp em ampliar a oferta de cursos na cidade. “Foi um encontro muito positivo, com troca de ideias sobre a viabilidade de instalação do curso, em como manter o padrão Unicamp nos cursos oferecidos, além de outras demandas importantes como, também, a viabilização de parceria com Fundação Municipal de Ensino, a Fumep, para ofertar cursos de extensão universitária com a chancela da própria Unicamp”, afirmou o prefeito.
Ao final da reunião, o prefeito Luciano Almeida ratificou que os hospitais da cidade têm know-how para serem parceiros da Unicamp. “Sugerimos uma visita técnica aos hospitais de nossa cidade para que a administração da Universidade tenha a certeza de que ganharão em qualidade de ensino caso utilizem estas unidades como parceiras na formação de novos médicos”, completou.
FOP – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba é considerada uma das mais importantes no segmento do país, com forte setor de pesquisas e cursos de graduação e pós-graduação. Paralelamente a suas atividades acadêmicas, clínicas de atendimento oferecem tratamento odontológico à população de Piracicaba e região, sendo um centro de referência para outros estados.