De 2005 até o mês passado foram plantadas mais de 1 milhão e 100 mil árvores em todo o município de Piracicaba. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Rogério Vidal, durante solenidade em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada ontem, 05/06, no entorno da Casa do Povoador, às margens do rio Piracicaba.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Sedema, com apoio da Comissão de Eventos Cívicos. Foi o pontapé inicial da Semana do Meio Ambiente, quando serão realizadas diversas atividades, como visitas monitoradas de alunos, filmes, ações musicais, plantio de árvores e outros eventos, com o intuito de despertar a consciência e a reflexão sobre o meio ambiente de uma maneira agradável.

Vidal destacou que a data, instituída em 1972, deve ser lembrada por todos os cidadãos como forma de conscientização para a preservação do meio ambiente, buscando viver em um mundo cada vez mais sustentável.

De acordo com o secretário, Piracicaba deu um salto importante na questão ambiental que, segundo ele, é um processo que exige preocupação constante. Citou como avanços o tratamento de 100% do esgoto; a Central de Tratamento de Resíduos, considerada modelo nacional, atendendo a política nacional de resíduos sólidos; o investimento na cobrança das associações nacionais de descarte de pilhas, baterias e eletro-eletrônicos, para aplicação da logística reversa; o crescimento do ecopontos que chegam a nove até o momento, além de três empresas privadas reciclando este material; coleta seletiva em 100% da cidade; a instituição do Pelotão Ambiental, para evitar invasões de áreas de preservação permanente, entre outras ações.

ATIVIDADES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Visitas do NEA monitoradas de escolas

Local: Parque do Mirante e Parque da Rua do Porto

Período: de 02/06/2016 a 10/06/2016

Exposição Vida no Campo, do repórter fotográfico Pauléo

Local: Museu Prudente de Moraes – Rua Santo Antônio, 641

Período: de 02/06/2016 a 10/07/2016

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS E FILMES

Local: Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz – Estação da Paulista

Av. Dr. Paulo de Moraes, 1.580 – Paulista, Piracicaba

Horário: 19h30

Ilha das Flores (13’), de Jorge Furtado.

Curta-metragem que mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O filme já foi acusado de "materialista" por ter, em uma de suas cartelas iniciais, a inscrição “Deus não existe". A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu ao filme o Prêmio Margarida de Prata, como o "melhor filme brasileiro do ano" em 1990. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica europeia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.

TERÇA-FEIRA – 07/06/2016 – 19H30

Sertão Progresso (72’), de Cristian Cancino

Transposição de águas do Rio São Francisco e os interesses econômicos e políticos que, desde a época do Império definem a utilização da terra e da água no Sertão nordestino. Documentário gravado em dez estados brasileiros sobre a obra mais ambiciosa do governo Lula, que promete levar água de beber a 12 milhões de habitantes do semiárido.

QUARTA-FEIRA – 08/06/2016 – 19H30

Boca do Lixo (54’), de Eduardo Coutinho

O cenário, à primeira vista, pode chocar: um ponto de escoamento de lixo em São Gonçalo, município do Rio de Janeiro. Seringas usadas, comida em estado de decomposição, um estado de miséria absoluta. Pessoas selecionam objetos e comida que possam ser reaproveitados; o que foi rejeitado por uma pessoa serve como fator de sobrevivência para esta. O cenário desalentador não exprime o estado de espírito dos catadores.

QUINTA-FEIRA – 09/06/2016 – 19H30

A Margem do Lixo (1:23’), de Evaldo Mocarzel

O filme retrata a rotina de vida dos catadores de papel e recicláveis na cidade de São Paulo.

SEXTA-FEIRA – 10/06/2016 – 19H30

Ilha das Flores (13’), de Jorge Furtado.

Curta-metragem que mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O filme já foi acusado de "materialista" por ter, em uma de suas cartelas iniciais, a inscrição "Deus não existe". A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu ao filme o Prêmio Margarida de Prata, como o "melhor filme brasileiro do ano" em 1990. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica europeia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.

Escola de Bambu (15’):

Curta-metragem que relata a realidade de uma Escola de Bambu existente na comunidade africana de Fendel, na Libéria. O material gerou um projeto de ajuda humanitária para a reconstrução da escola.

Elias dos Bonecos (14’), de Nordahl Christian Neptune

Curta-metragem, que retrata a vida e obra do artista popular piracicabano Elias Rocha, mais conhecido como Elias dos Bonecos, falecido no dia 1º de abril de 2008.

SÁBADO 11/06/2016

Plante Vida – Nascemos Juntos Para Viver

Sedema / NEA e os Hospitais Santa Casa, Unimed e Plantadores de Cana Local: Praça da Paz – final da Av. 31 de Março com a Av. Nossa Sra. de Fátima

Horário: 9h