Plenária aconteceu no último sábado, com cerca de 80 inscritos
Plenária aconteceu no último sábado, 08/06, com cerca de 80 inscritos

A cidade de Piracicaba aprovou seis propostas durante a Plenária Municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pela Secretaria Municipal de Saúde no último sábado, 08/06. Foram 82 pessoas inscritas para participação do evento que também elegeu nove nomes que poderão participar, com direito a fala e voto, na etapa estadual da Conferência.

A abertura da atividade recebeu duas palestras orientativas ministradas por Firmino Alves Lima, que é mestre e doutor em Direito do Trabalho, e juiz do Trabalho Titular de Vara no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – Campinas/SP; e Moisés Francisco Baldo Taglietta, diretor técnico de Saúde responsável pela DRS-X (Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba). A solenidade contou com a presença do ordenador de despesas da SMS, Marcelo Pinto de Carvalho.

Desafios e oportunidades também foram abordados durante a plenária
Desafios e oportunidades também foram abordados durante a plenária

Com o tema Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer, a Plenária Municipal elaborou suas propostas a partir dos três seguintes eixos: 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; 2 – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e 3 – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

No Eixo 1, foram aprovadas as seguintes propostas: Em âmbito estadual – Criar espaços de inteligência intersetoriais e interinstitucionais que promovam a comunicação sobre o SUS, abrangendo seus princípios da Universalidade, Equidade e Integralidade, divulgando as suas boas práticas e experiências exitosas, estimulando Comissões Locais e Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais de Saúde, colaborando assim para a construção de uma imagem afirmativa e positiva do SUS. Em âmbito Nacional – Criar Encontros Municipais, Estaduais e Nacionais de valorização e mobilização das Comissões Locais de Saúde, de maneira a fortalecer a Campanha Nacional. – “Conselho Local de Saúde – AQUI TEM”, por meio da participação social.

No Eixo 2, em âmbito estadual, foi aprovada a proposta de: Construir uma rede de apoio municipal, regional e estadual, garantindo espaços organizacionais para os profissionais de saúde, criando grupos de trabalho que atuem na saúde e segurança no trabalho, estimulando a formação de gestores públicos e privados, a fim de priorizar as situações mais graves e proteger esses profissionais que sofrem violência no ambiente de trabalho, bem como em ações de promoção, prevenção e recuperação da Saúde Mental. Em âmbito Nacional – Fomentar as redes colaborativas, o planejamento integrado, o monitoramento e avaliação das condições de trabalho e formação dos profissionais de saúde, a estruturação e consolidação da gestão do trabalho, a articulação com o controle social e o fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

Plenária Municipal abordou três eixos especiais de discussão
Plenária Municipal abordou três eixos especiais de discussão

No Eixo 3, em âmbito estadual, foi aprovada a proposta de: Promover e criar espaços, estimulando a formação de gestores públicos e privados, incorporando estratégias que possam viabilizar as ações de Educação Permanente em Saúde nos serviços, como as tecnologias de informação, comunicação e modalidades formativas que se utilizem dos pressupostos da Educação e Práticas Interprofissionais em Saúde. Em âmbito Nacional – Planejar, executar e fortalecer as Práticas de Educação Permanente em Saúde no Estado garantindo recursos financeiros para implantar/aprimorar a Política de Educação Permanente, construindo elo entre as Unidades de Saúde e Institutos de Ensino Superior, Técnico e Fundamental para aprimorar e desenvolver competências conforme realidade do SUS.

REPRESENTAÇÃO – Ao final das discussões, foram eleitos os delegados titulares e seus respectivos suplentes, para participação nas próximas etapas da 4ª CNGTES. São eles: representantes dos Trabalhadores da Saúde: Alessandro José Nunes da Silva, Mirna Goretti Vitti e Wallace Borges Costa dos Santos; dos Gestores de Saúde: Tatiana do Prado Lima Bonini e Estela Piza Rossi; e dos Usuários SUS: Robson Job de Souza Santos, Valéria Capis Cruz, Marisa Helena Martins e Maria Aparecida Barbosa.

Todas as atividades da conferência, que acontecerá em dezembro/24, em Brasília (DF), têm apoio do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES); em Piracicaba, a realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).