O município de Piracicaba esteve representado na 13ª Festa Internacional do Pantanal, realizada de 26 a 30 últimos, no Centro de Convivência de Cuiabá, no Mato Grosso, pela autora do Projeto Municipal Turismo Acessível, Cristina Arzola.
A Festa foi uma realização da Secretaria para o Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso e reuniu nos quatro dias do evento, que teve como lema “Integração entre os povos”, países como a Bolívia, o Peru, e o Paraguai, 70 cidades do Estado do Mato Grosso, e representantes indígenas das tribos Xavantes, do Xingu e Nambiquaras, os quais demonstraram costumes e danças típicas, além de artesanatos locais.
Conforme Cristina Arzola, Piracicaba participou do evento a convite da Secretaria Estadual do Desenvolvimento de Turismo do Mato Grosso (Sedtur), para apresentar a parte prática do Projeto Turismo Accessível, por meio de vídeo e DVD, do city-tour em passeio de barco pelo rio Piracicaba, de um grupo de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Em síntese, Cristina falou na Feira, sobre a questão da acessibilidade e quebra de barreiras arquitetônicas, a capacitação de profissionais e a implantação das atividades no calendário da SETUR.
Em relação ao Projeto municipal, ela esclareceu que realizou os seguintes levantamentos e diagnósticos: da acessibilidade do Projeto Beira rio I o qual apresenta lacunas e os pontos de restrição, do projeto Beira rio II e as futuras adaptações e da remodelação do anel viário da Praça José Bonifácio. Todos os diagnósticos foram encaminhados para o IPPLAP e SEMOB. O Projeto visa à inclusão social das pessoas com necessidades especiais através do Turismo Acessível.
Cristina destacou que o material apresentado na Feira Internacional teve a finalidade de demonstrar a possibilidade de implementar ações nesta área e atender este público específico, com atividades no calendário da secretaria de Turismo que visem a inclusão social.
Piracicaba recebeu convite para expor o programa Turismo Acessível para a Folha de Turismo do Rio de Janeiro, do município de Rondonópolis e região, além do Sesc Pantanal e do Senac Mato Grosso. Com isso é proposta, segundo Cristina, contribuir com melhorias na área de turismo não só em Piracicaba, como em outros estados e formar multiplicadores destas ações.
Legendas
Foto 1- Cristina Arzola e Secretaria Estadual para o Desenvolvimento do Turismo Mato Grosso, Yeda Assis;
Foto 2- Casla da tribo Xavantes
Foto 3 – Índioda tribo Nambiquara