Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Piracicaba adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Sisan

Cidade dá passo estratégico para fortalecer políticas públicas de nutrição e assistência social

Por CCS / Publicado em 30/01/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
Três mulheres sorridentes seguram um formulário com as mãos. A do lado direito da foto é a secretária de Assistência Social, Fernanda Varandas. Ao fundo apareceu dois jogos de poltronas na cor verde.
Savana Fernandes, responsável pelo Setor de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência, Lígia de Oliveira, diretora da Divisão de Assuntos Específicos, e a secretária Fernanda Varandas

O município de Piracicaba deu um passo estratégico para fortalecer suas políticas de segurança alimentar e nutricional com a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), formalizada pela Resolução nº 1, de 14 de janeiro de 2025. Agora, a cidade pode pleitear recursos federais para ampliar programas de combate à fome e inclusão social.

Com essa conquista, Piracicaba se junta a outros municípios que integram o Sisan, permitindo investimentos federais que vão viabilizar a expansão de iniciativas já existentes e a implementação de novas ações para garantir alimentação adequada à população.

O prefeito Helinho Zanatta celebrou a adesão ao Sisan como um marco para a cidade. “Essa é uma grande conquista para Piracicaba, pois fortalece nossa capacidade de garantir segurança alimentar para todos os cidadãos. Com esse apoio federal, poderemos não apenas ampliar os programas existentes, mas também criar iniciativas e aprimorar nossa infraestrutura para atender melhor quem mais precisa. Nosso compromisso é construir uma Piracicaba ainda melhor”, afirmou.

Os recursos disponibilizados pelo Sisan poderão ser utilizados para estruturar e equipar o Banco de Alimentos, financiar programas públicos de segurança alimentar e nutricional, oferecer capacitação técnica e formação de profissionais, além da possibilidade de implantar cozinhas solidárias e comunitárias, iniciativas que antes só podiam ser propostas pela sociedade civil.

A secretária de Assistência Social, Fernanda Varandas, ressaltou a relevância desse avanço. “Agora, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tem acesso a recursos federais, permitindo a aplicação eficiente de políticas públicas que envolvem educação, saúde e assistência social, garantindo alimentação de qualidade para a população. Essa adesão não apenas fortalece nossa rede de proteção social, mas também abre caminho para novas iniciativas que beneficiem diretamente quem mais precisa. Com planejamento e trabalho integrado, conseguiremos transformar essa oportunidade em resultados concretos para Piracicaba”, destacou.

A criação da Caisan (Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional) foi essencial para viabilizar a adesão de Piracicaba ao SISAN, colocando a cidade em um novo patamar de governança alimentar, fortalecendo o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas à segurança alimentar. Com uma gestão integrada e participativa, Piracicaba amplia sua capacidade de oferecer melhores condições para a população que mais precisa.

SOBRE O SISTEMA – O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) integra União, estados e municípios na implementação de políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada. O sistema promove articulação entre governo e sociedade civil para planejar, monitorar e executar programas que visam combater a fome e fortalecer a segurança alimentar no Brasil.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.