Equipe do arrastão da dengue coloca sofá velho emcaminhão.
Equipes do PMCA realizam arrastão da dengue no próximo sábado, 02-12, na região do Santa Rosa

Piracicaba iniciou hoje, segunda-feira, 27/11, as atividades especiais que integram a Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, que seguem até sábado, 02/12, com orientações sobre prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito. São elas: dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), esteve na região do Novo Horizonte para recolher mais de 50 pneus que foram descartados irregularmente em uma área de proteção permanente. Conforme Sebastião Amaral Campos, o Tom, o local foi descoberto na última sexta-feira, 24/11, após fiscalização dos agentes do CCZ no bairro.

“Nossas equipes estiveram no bairro Novo Horizonte em atividade de rotina no combate à dengue nas casas. No percurso, eles localizaram diversos pneus em área verde descartado de forma irregular. Foram acionados os órgãos competentes e hoje este material foi recolhido tendo destino adequado. Apesar da quantidade de pneu, não foram encontradas larvas do mosquito aedes”, apontou.

Amontoado de pneus em matagal.
Equipes do CCZ e da Simap recolheram cerca de 50 pneus descartados de forma irregular no bairro Novo Horizonte

Para a semana, a coordenação intensificou ações de rotina que são visitas casa a casa – cerca de 30mil/mês –, visitas a obras, pontos estratégicos (ferro velho e borracharias) e imóveis especiais (local de grande fluxo de pessoas, como escolas, hospitais, praças etc). “Além disso, temos apoio constante de empresas contratadas para realizar a pulverização nas margens de rios e córregos da cidade, para eliminação de mosquitos, principalmente o Aedes e o Culex, além do carro de som que passa pelos bairros com mensagens sobre a prevenção e orientação sobre a dengue”, completou Tom.

O encerramento da semana acontecerá com um arrastão da dengue especial no próximo sábado, 02/12, na região do Santa Rosa, das 8h às 14h, tendo como ponto de encontro a Unidade de Saúde da Família Santa Rosa I (rua José Moacyr Moreti, 270). A orientação do PMCA é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

Também apoiam e integram as ações de combate à dengue as equipes do núcleo de Educação e Saúde do CCZ, departamento de Vigilância Epidemiológica e Departamento de Atenção Básica (DAB).

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 21/11 de 2023 foram registrados 2.930 casos positivos e três óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.440 casos e um óbito; em 2021, foram 5.347 casos e um óbito.

ORIENTAÇÃO – O coordenador do PMCA explica que a influência do fenômeno natural El Niño tem trazido temperaturas altas e chuvas intensas para a região de Piracicaba, o que deixa a todos em alerta. “Essa condição é muito propícia para o mosquito Aedes aegypti se reproduzir, o que acarreta num aumento expressivo de sua população. Consequentemente, a probabilidade de aumentar a contaminação de mosquitos com o vírus da dengue, e a sua transmissão, é alta. Por isso, é importante que toda a população se atente, com mais intensidade, para o controle e eliminação dos criadouros do mosquito, principalmente dentro de casa, retirando e eliminando criadouros”, apontou.

FIM DE ANO – A Secretaria de Saúde também já está preparando as ações de orientação de prevenção à dengue que acontece anualmente nos corredores comerciais que atendem em horário especial para as compras de fim de ano. De acordo com Tom, também serão realizadas ações educativas e de orientação em todos os terminais de ônibus da cidade, inclusive com uso de fantasias do mosquito da dengue. “Já está em nosso planejamento retomar as ações do Mutirão da Dengue que acontecerá de janeiro a maio de 2024. Diferente do arrastão, os agentes da dengue entram nas casas, a fim de fiscalizar e orientar a população sobre o risco da dengue”, explicou.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria. O PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351 e também pelo SIP 156.