Piracicaba – 240 anos
{mosimage}Piracicaba completou 240 anos nesta quarta-feira (01/08) e, para comemorar, a Prefeitura, através de ações entre as diversas secretarias preparou uma extensa programação que se estende m durante todo o mês de agosto.
A solenidade cívica na Praça José Bonifácio deu início às festividades e contou com a participação do prefeito Barjas Negri, secretários municipais, autoridades e representantes de entidades. Durante a solenidade, o prefeito comentou que “a cidade é hoje um exemplo para o país, aqui nós abrigamos 370 mil pessoas, a maior parte natural de Piracicaba, mas também acolheu outros tantos, vindos de diversas partes do estado e do país. São moradores, trabalhadores, profissionais liberais que fizeram de Piracicaba uma das cidades mais importante e interessante de se morar”.
Paralelamente dezenas de atividades esportivas e culturais aconteceram em vários pontos da cidade. Na praça José Bonifácio, grupos de jovens assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social – Semdes mostraram números de dança e fanfarras dos alunos da rede municipal de ensino se apresentaram durante o dia. A programação cultural incluiu ainda, shows de música ao vivo com grupos musicais piracicabanos. {mosimage}
Um ônibus-biblioteca com contadoras de história permaneceu na praça o dia todo. Exposição de fotos antigas de Piracicaba, brinquedos e brincadeiras, atividades físicas, performance de circo, aferição arterial, corte de cabelo gratuito, distribuição de pipoca, algodão doce, caldo de cana aconteceu na praça ao longo do dia. De manhã, 240 balões brancos com a faixa com a palavra “PAZ” foram lançados.
Muita gente esteve na praça para participar das festividades. As irmãs Margarida Trevisan Righeto Lavoretto, 76 e Lícia Trevisan, 86 costumam sentar nos bancos da praça para tomar sol “Piracicaba é maravilhosa. O prefeito está procurando melhorar a limpeza, diminuir os pombos e afastar alguns freqüentadores estranhos que atrapalham a imagem da praça. Já melhorou. Ele está de parabéns”. Alexandrina de Morais Bonilha, 88 anos se uniu às irmãs para ouvir música “gosto de morar em Piracicaba por aqui tem muito médico, muita condução tudo que a gente precisa”. Dona Maria Aparecida, morou em São Paulo. Junto com o marido na praça, comentou que a “qualidade de vida” os trouxeram de volta à Piracicaba há mais de 8 anos.
Piracicabano reconhecido, Walter Naime lembrou de outros aniversários. “Piracicaba além de ser acolhedora, é uma cidade com um nível de qualidade de vida maior em virtude de medidas tomadas. É uma somatória de seguimentos que me deixam satisfeito de estar aqui ate hoje”.
“o que você daria de presente à cidade?”
“Eu daria os parabéns aos piracicabanos. O que eu mais admiro é a educação do povo. Piracicaba é uma cidade de cultura. A preocupação do povo, é um ajudar o outro”. Oswaldo Campeão
“Como trabalho ligado ao esporte, eu daria a oportunidade que Piracicaba tem, de realizar os jogos abertos de 2008 com muito êxito!” Hilda Borges Gonçalves, mãe da atleta “Magic Paula”.
“Daria um planetário”. Helder Goraybe, funcionário público.
“Tenho pouco a acrescentar, mas Piracicaba se desenvolveu tremendamente, ainda mais com este prefeito que nós temos que tem procurado melhorar a cidade em todos as áreas, saúde, educação, planejamento. Sou muito grata por tudo que ele tem feito por Piracicaba e tenho certeza que vai continuar fazendo”. Maria Conceição Bortoletto.
“Faço parte da uma comunidade (São Francisco/ Taquaral) eu cuido de criança, idoso, adulto. Se eu fosse dar um presente à Piracicaba, dava mais 4 anos desse prefeito para Piracicaba” Odair Capêlo.
