População da região da Pauliceia vai receber a 18a edição do Pira nos Bairros
População da região da Pauliceia vai receber a 18ª edição do Pira nos Bairros

A 18ª edição do programa Pira nos Bairros será amanhã, sábado, 22/06, das 9h às 12h, e atenderá a população do bairro Pauliceia e adjacências. A ação acontece na Escola Municipal Professor Irineu Umberto Packer, localizada na rua Dona Idalina, 376, que receberá oficialmente solenidade de entrega das obras de reforma da unidade escolar promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Além disso, o evento oferecerá, gratuitamente, em um único lugar e de forma simultânea, diversos serviços da Prefeitura, abrangendo todas as secretarias municipais.

Durante a ação, a Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) oferece ainda atrações para as crianças, como pintura facial, recreação com personagens infantis e atividades circenses, além de apresentação musical. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) oferece ainda atividades esportivas, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce.

Diversas atividades esportivas serão oferecidas no Pira nos Bairros

Além disso, os moradores da região podem fazer o cadastro e emissão do cartão Pira Cidadão, emissão do cartão de transporte coletivo ou específicos para idosos e PCD’s. Além disso, o Pira nos Bairros vai oferecer serviços da Secretaria de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), como cadastro de demanda para habitação de interesse social e orientações sobre regularização fundiária e programa Minha Casa Minha Vida.

Balcão com orientações de serviços da Semdettur estará disponível durante o evento

Também é possível obter informações sobre serviços e programas da Assistência Social, além de atualização do Cadastro Único (Smads). A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) vai fazer no local cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo, MEI e sobre formalização de ambulantes.

O Memorial Metropolitano é parceiro da atividade e vai oferecer serviços de corte de cabelo, design de sobrancelha e manicure para a população.

SANEAMENTO – O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) fornecerá durante a ação informações sobre a Tarifa Social, consultas e também será possível fazer notificações de vazamentos, atualização de cadastros, levantamento de débitos, entre outros serviços.

PETS – O Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA) estará presente com vacinação antirrábica para cães e gatos, agendamento de castração e orientação veterinária pelo Consultório Itinerante. O Centro de Zoonoses também oferece orientações de saúde sobre animais sinantrópicos (escorpião, aranha, barata, pombo, morcego, carrapato, rato e mosquito Aedes Aegypti).

Diversos serviços da prefeitura estarão disponíveis gratuitamente no Pira nos Bairros

SAÚDE – A Secretaria Municipal de Saúde levará para o bairro diversos serviços e atendimentos para a população, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; avaliação antropométrica (peso e altura) e orientações sobre alimentação e segurança alimentar.

A Clínica de Olhos, parceira do Pira nos Bairros, faz testes de visão e avaliação de retina. Os moradores também podem se imunizar contra a influenza no local. No setor de odontologia, haverá orientação sobre saúde bucal e atendimento para rastreio de lesões bucais.

TRANSPORTE GRATUITO – Para facilitar o acesso da população ao Pira nos Bairros, a Semuttran disponibilizará linha especial de ônibus gratuita para levar os moradores até a escola. Os horários de saída da EM Prof. Professor Irineu Umberto Packer serão: 8h50, 9h15, 9h40, 10h10, 10h35, 11h, 11h30 e 12h05. Já os horários saída do Jardim Ibirapuera (rua Infante Dom Henrique c/ rua Iguatemi) são: 9h05, 9h30, 9h55, 10h25, 10h50, 11h15 e 11h45. A ação também contemplará os moradores dos bairros Verde, Jardim Esplanada e Jardim Ibirapuera.